sexta-feira, 24 de julho de 2009
Pelo menos o armario dos filhos ficou organizado!
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Homem Aranha dia e noite!
terça-feira, 21 de julho de 2009
Strogonoff Pavanelico
Resolvi dar esse nome, porque acho que é essa a receita final de todo strogonoff que for feito aqui em casa. Eu gosto muito, e confesso que é difícil gostar de outro agora. Não sei se os que fazem é muito diferente desse. Os créditos vão para meu cunhado Cesar Vargas, foi ele que passou essa maneira de fazer para família toda. Os ingredientes são os mesmos, o que muda são alguns detalhes no preparo.
Hoje teve almoço dos missionários e adivinha o cardápio?
O kiko teve a idéia de tirar fotos para eu por no blog! Eu achei legal!! Foi muito divertido tirar fotos e fazer um passo a passo!
Primeiro de tudo, para ter um bom Strogonoff, a carne precisa ser muito macia! Muito mesmo. O ideal é um File Mignon, mas se tiver muito caro, pode ir uma alcatra. Já fiz até com contra-file, ( beeeem limpinho). Depois de cortadinho em iscas, você coloca sal. O próximo passo é fritar em pequenas porções para que a carne não solte a água. A frigideira deve estar bem quente. Frita-se bem pouco, ou seja, assim que a carne mudar a cor vermelha para marrom, já pode tirar. E não vai pensar que esta cru, porque depois ela cozinha um pouco com o molho. Da um certo trabalho fritar tudo. A vontade é jogar toda a carne de uma vez!! Mas, garanto que vale a pena e depois, o único trabalho do Strogonoff é esse! Pois bem, põem-se a carne que foi frita numa vasilha, e joga farinha de trigo em cima! Deixa a farinha ser absorvida pela carne. Pode por legal! Certificando-se que cada pedacinho de carne foi enfarinhado. Numa outra panela, você joga molho inglês, catchup, mostarda, e o vidro de champignon com a água, e mais um pouco de água, poe sal e deixa ferver um pouco. Incorpore a carne ao molho, deixe borbulhar, você vai ver que molho grosso se tornou, essa é a hora certa de acertar no tempero, geralmente nessa hora eu acabo pondo um pouquinho mais de molho inglês, catchup e mostarda. E às vezes ate sal! Acertado o tempero, é hora de desligar e por o creme de leite. Comer sempre com arroz branco! E batata palha, que pra mim não é grandes coisas, mas já se tornou típico!
A idéia é só compartilhar meu modo de fazer, se alguém quiser fazer certinho para experimentar, eu posso mandar as medidas certas, para determinada quantidade de carne.
obs: Especialmente para Anna Baer, vou passar as medidas que fiquei devendo:
Para 1 kg de carne (com sal antes de fritar) vc usa aproximadamente:
70 ml de molho ingles
2 colheres de sopa nao muito cheias de mostarda amarela
2 colheres de sopa bem cheias de catchup
250 gr de champignon nao drenado. (com a agua inclusa) ou 150 gr de champignon drenado, mas a'i vc devera por mais agua.
150 a 200 ml de agua ( aprox)
1 lata de creme de leite sem soro
1/2 tablete de caldo de carne ( opcional, as vezes uso)
e mais 1 colher de sal rasa ( antes de colocar o creme de leite vc verifica a necessidade ou nao desse sal, depende do adocicado do catchup e se usou ou nao o tablete de caldo de carne)
farinha de trigo apenas suficiente para ser absorvida por cada pedacinho de carne dar uma " enfarinhada sem excessos"
lembre-se de deixar a panela com pouco oleo e bem quente e fritar ( nao eh certo chamar de fritar, pois eh so uma "corada" na carne) de pouco em pouco, para que nao solte agua e fique dura.
Qualquer duvidA, por favor me procure!!, espero que voce goste! nao esqueca das fotinhos!! .
Vincenzo e Lucca interagindo
segunda-feira, 20 de julho de 2009
Domingo e numeros musicais
Ficou muito bonito!! Tinha 3 sopranos e 4 tenores e só! Então fizemos a duas vozes. Fiz um arranjo, e cada naipe fazia um solo numa estrofe. Com quatro ensaios, conseguimos um bom resultado!! Fiquei muito feliz, os hinos elevam a espiritualidade das reuniões, trazem um brilho especial. Estou animada para o próximo numero musical, e a vez é da Soc-Soc. Já escolhi o hino! É de uma coleção de musicas que só falam sobre o universo da Mulher Sud chama-se “Women of Destiny”. É lindo!
sexta-feira, 17 de julho de 2009
Alimentando os meus filhotes!
Me bati um pouco com o primeiro filho, quando chegou a época das papinhas. Preocupava-me em fazer sempre com legumes variados, usava sempre a panela de pressão e acho que por ansiedade sempre desligava antes de os legumes estarem realmente desmanchando, e acabava tendo mais trabalho para amassá-los e outras coisas.
Acho que nesse quesito com o segundo filho eu me aprimorei e muito. Agora não me atrapalho mais. Por exemplo: Não precisa necessariamente usar sempre variedades, fica muito gostoso fazer uma papinha só de cenourinha, ou só de inhame, ou só batata doce, ou só de abobora (a kabotia é a melhor!) e não precisa temperar com alho não!! Só salzinho e cheiro verde!! Fica divino... e o segredo é cozinhar com a quantidade de água necessária pra que se desmanche bem e ainda sobre um pouquinho da água, para que ao amassar o legume, ele não fique seco. O detalhe é que antes eu jogava fora essa água, e agora eu sempre a uso, pois nela ficam muitos nutrientes e ate a corzinha do legume que deixa a água colorida deixa o aspecto mais atrativo!! tambem nao uso mais a panela de pressao, pois com panela comum se pode verificar a hora que quiser o cozimento!
Eu faço comidinha fresca para os dois meninos (um de 2 anos e outro com 6 meses)todos os dias ou no máximo para 2 dias. Não é pratico, eu sei...mas não consigo fazer com que comam a mesma papinha por 2 ou 3 dias, parece que não fica fresquinho ( principalmente no caso de batata)
Tento fazer com que o Vincenzo coma arroz e feijão, legumes, carne e salada todos os dias (vou variando a carne, o legume e ate a cor do feijão). Mas mesmo eu insistindo nessa rotina (ou melhor dizendo " me acabando nessa rotina" ) o danadinho quase nunca come tudo. Tem dias que só quer o arroz, outros dias só a carne. Agora pense no humor de uma pessoa que fica 1 hora ou mais lidando com comida para chegar na hora em que esta tudo pronto, um menininho de 2 anos dizer com a maior firmeza que se pode ter em sua idade: Não queio!! Ra-Ra.
Tem dias que eu parto pra chantagem: Filho se vc não comer não vai assistir o filme da “Aranha"
É golpe baixo eu sei, mas às vezes funciona!!
Mas o espírito da coisa é esse. Não desistir, porque um dia muito próximo eu espero ver os frutos dessa minha labuta. Quero vê-los comendo bem e saudavelmente por opção própria. Gostar de verdura e fruta, gostar de verdade!!!
Quero dizer antes de mais nada, que eu não sou nem de perto, uma radicalista no assunto. Rola bolacha recheada aqui em casa?? Rola. E Coca-cola? Rola. Porem rola muuuuita fruta também, isso eles comem DEMAIS. Banana, laranja lima (so lima), pera, mamao, maca, melancia, melao, goiaba, morango e jabuticaba (Vicco AMA) por ordem de fraquencia. Mas o mérito não é meu. Toda criança é louca por fruta. Só não comem quando não tem o habito. ( que 'e ensinado pelos pais)
ufa!! essas sao algumas das minhas considerações a respeito do meu modesto entendimento sobre alimentação infantil.
Cenoura, batata, batata doce roxa e batata doce branca, mandioquinha ( em curitiba eh batata-salsa), beterraba ( essa eu preciso fazer mais, ela eh muito dura e deixa a cor toda na agua!) abobora ( adoooooro) cheiro verde!!! ( ponho SEMPRE ) inhame, coloco couve-manteiga, alface ( alface na papinha sim senhor) e mais uma infinidade.
essas sao as que uso mais, mas adoro ter novas ideias, alguem tem uma??