terça-feira, 21 de julho de 2009

Strogonoff Pavanelico

co


Strogonoff Pavanelo

Resolvi dar esse nome, porque acho que é essa a receita final de todo strogonoff que for feito aqui em casa. Eu gosto muito, e confesso que é difícil gostar de outro agora. Não sei se os que fazem é muito diferente desse. Os créditos vão para meu cunhado Cesar Vargas, foi ele que passou essa maneira de fazer para família toda. Os ingredientes são os mesmos, o que muda são alguns detalhes no preparo.
Hoje teve almoço dos missionários e adivinha o cardápio?

O kiko teve a idéia de tirar fotos para eu por no blog! Eu achei legal!! Foi muito divertido tirar fotos e fazer um passo a passo!

Primeiro de tudo, para ter um bom Strogonoff, a carne precisa ser muito macia! Muito mesmo. O ideal é um File Mignon, mas se tiver muito caro, pode ir uma alcatra. Já fiz até com contra-file, ( beeeem limpinho). Depois de cortadinho em iscas, você coloca sal. O próximo passo é fritar em pequenas porções para que a carne não solte a água. A frigideira deve estar bem quente. Frita-se bem pouco, ou seja, assim que a carne mudar a cor vermelha para marrom, já pode tirar. E não vai pensar que esta cru, porque depois ela cozinha um pouco com o molho. Da um certo trabalho fritar tudo. A vontade é jogar toda a carne de uma vez!! Mas, garanto que vale a pena e depois, o único trabalho do Strogonoff é esse! Pois bem, põem-se a carne que foi frita numa vasilha, e joga farinha de trigo em cima! Deixa a farinha ser absorvida pela carne. Pode por legal! Certificando-se que cada pedacinho de carne foi enfarinhado. Numa outra panela, você joga molho inglês, catchup, mostarda, e o vidro de champignon com a água, e mais um pouco de água, poe sal e deixa ferver um pouco. Incorpore a carne ao molho, deixe borbulhar, você vai ver que molho grosso se tornou, essa é a hora certa de acertar no tempero, geralmente nessa hora eu acabo pondo um pouquinho mais de molho inglês, catchup e mostarda. E às vezes ate sal! Acertado o tempero, é hora de desligar e por o creme de leite. Comer sempre com arroz branco! E batata palha, que pra mim não é grandes coisas, mas já se tornou típico!
A idéia é só compartilhar meu modo de fazer, se alguém quiser fazer certinho para experimentar, eu posso mandar as medidas certas, para determinada quantidade de carne.





obs: Especialmente para Anna Baer, vou passar as medidas que fiquei devendo:

Para 1 kg de carne (com sal antes de fritar) vc usa aproximadamente:

70 ml de molho ingles

2 colheres de sopa nao muito cheias de mostarda amarela

2 colheres de sopa bem cheias de catchup

250 gr de champignon nao drenado. (com a agua inclusa) ou 150 gr de champignon drenado, mas a'i vc devera por mais agua.

150 a 200 ml de agua ( aprox)

1 lata de creme de leite sem soro

1/2 tablete de caldo de carne ( opcional, as vezes uso)

e mais 1 colher de sal rasa ( antes de colocar o creme de leite vc verifica a necessidade ou nao desse sal, depende do adocicado do catchup e se usou ou nao o tablete de caldo de carne)

farinha de trigo apenas suficiente para ser absorvida por cada pedacinho de carne dar uma " enfarinhada sem excessos"

lembre-se de deixar a panela com pouco oleo e bem quente e fritar ( nao eh certo chamar de fritar, pois eh so uma "corada" na carne) de pouco em pouco, para que nao solte agua e fique dura.

Qualquer duvidA, por favor me procure!!, espero que voce goste! nao esqueca das fotinhos!! .

5 comentários:

  1. humm que delicia!!! me manda a receita sim! quero experimentar e colocar no meu blog de receitas (se voce nao se importar claro!)
    bjos!

    ResponderExcluir
  2. Qeu saudades de vcs...nosso convivio ai, autos rangos!!!!!

    ResponderExcluir
  3. menina, que delicia! Adorei a ideia de fritar toda carne primeiro, e depois jogar farinha! Nunca tinha visto isso! aihahiia! Obrigada por ensinar!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. oi Mari! eh pra carne ficar bem macia,com bem pouquinho oleo e panela bem quente, pq se ela solta agua,ja fica mais durinha. Beijo Grande!!!

    ResponderExcluir
  5. Robertaaaaaaaaaaaaaaaaa...eu quero comer esse prato, que maravilhoso....vou pegar a receita e tentar fazer mas as fotos ja deu muita agua na boca..rs..rs..rs parabens...
    beijos
    Tia Mirna

    ResponderExcluir