sexta-feira, 17 de julho de 2009

Alimentando os meus filhotes!

Eu sempre me preocupei com a Alimentação dos meus filhos antes mesmo deles existirem! Sei-lá... Acho que deve ser algo que absorvi com a minha mãe, afinal, eu cresci vendo-a lutar com a balança para se manter esbelta (hoho). Ela desde sempre fez, e continua fazendo "Vigilantes do peso" (http://www.vigilantesdopeso.com.br/index.aspx). Que é antes de mais nada, uma espécie de educação alimentar.
Me bati um pouco com o primeiro filho, quando chegou a época das papinhas. Preocupava-me em fazer sempre com legumes variados, usava sempre a panela de pressão e acho que por ansiedade sempre desligava antes de os legumes estarem realmente desmanchando, e acabava tendo mais trabalho para amassá-los e outras coisas.
Acho que nesse quesito com o segundo filho eu me aprimorei e muito. Agora não me atrapalho mais. Por exemplo: Não precisa necessariamente usar sempre variedades, fica muito gostoso fazer uma papinha só de cenourinha, ou só de inhame, ou só batata doce, ou só de abobora (a kabotia é a melhor!) e não precisa temperar com alho não!! Só salzinho e cheiro verde!! Fica divino... e o segredo é cozinhar com a quantidade de água necessária pra que se desmanche bem e ainda sobre um pouquinho da água, para que ao amassar o legume, ele não fique seco. O detalhe é que antes eu jogava fora essa água, e agora eu sempre a uso, pois nela ficam muitos nutrientes e ate a corzinha do legume que deixa a água colorida deixa o aspecto mais atrativo!! tambem nao uso mais a panela de pressao, pois com panela comum se pode verificar a hora que quiser o cozimento!

Eu faço comidinha fresca para os dois meninos (um de 2 anos e outro com 6 meses)todos os dias ou no máximo para 2 dias. Não é pratico, eu sei...mas não consigo fazer com que comam a mesma papinha por 2 ou 3 dias, parece que não fica fresquinho ( principalmente no caso de batata)

Tento fazer com que o Vincenzo coma arroz e feijão, legumes, carne e salada todos os dias (vou variando a carne, o legume e ate a cor do feijão). Mas mesmo eu insistindo nessa rotina (ou melhor dizendo " me acabando nessa rotina" ) o danadinho quase nunca come tudo. Tem dias que só quer o arroz, outros dias só a carne. Agora pense no humor de uma pessoa que fica 1 hora ou mais lidando com comida para chegar na hora em que esta tudo pronto, um menininho de 2 anos dizer com a maior firmeza que se pode ter em sua idade: Não queio!! Ra-Ra.

Tem dias que eu parto pra chantagem: Filho se vc não comer não vai assistir o filme da “Aranha"
É golpe baixo eu sei, mas às vezes funciona!!

Mas o espírito da coisa é esse. Não desistir, porque um dia muito próximo eu espero ver os frutos dessa minha labuta. Quero vê-los comendo bem e saudavelmente por opção própria. Gostar de verdura e fruta, gostar de verdade!!!

Quero dizer antes de mais nada, que eu não sou nem de perto, uma radicalista no assunto. Rola bolacha recheada aqui em casa?? Rola. E Coca-cola? Rola. Porem rola muuuuita fruta também, isso eles comem DEMAIS. Banana, laranja lima (so lima), pera, mamao, maca, melancia, melao, goiaba, morango e jabuticaba (Vicco AMA) por ordem de fraquencia. Mas o mérito não é meu. Toda criança é louca por fruta. Só não comem quando não tem o habito. ( que 'e ensinado pelos pais)

ufa!! essas sao algumas das minhas considerações a respeito do meu modesto entendimento sobre alimentação infantil.

Cenoura, batata, batata doce roxa e batata doce branca, mandioquinha ( em curitiba eh batata-salsa), beterraba ( essa eu preciso fazer mais, ela eh muito dura e deixa a cor toda na agua!) abobora ( adoooooro) cheiro verde!!! ( ponho SEMPRE ) inhame, coloco couve-manteiga, alface ( alface na papinha sim senhor) e mais uma infinidade.

essas sao as que uso mais, mas adoro ter novas ideias, alguem tem uma??


comendo arroz branco, feijao carioquinha e chuchu refogado com cheiro verde (a carninha so depois !)

Nenhum comentário:

Postar um comentário