quinta-feira, 17 de maio de 2012

Pensamentos de uma mae 2012

Aqui estou eu, sentada na mesa da cozinha, com o notebook rodeado de legos... os meninos estao ao meu lado montando uma delegacia! (Legogacia, de acordo com o Vico) A Rebecca esta sentada no cadeirao tomando um suco de uva bem aguado, rsrsrs. (Odeios esses sucos de uva integrais que so rendem 1,5 l e eu insisto em nao aceitar!)

Estou o dia todo pensando sobre como eh dificil ser uma boa mae! Porque diferente de nossas maes, avos, temos muito acesso a informacoes especificas  com essa internet veloz, com zilhoes de blogs, sites, reportagens, estudos, estatisticas sobre as diversas fases da crianca, educacao, comunicacao, alimentacao, auto-estima e etc e etc.

Alem disso, vivemos numa epoca em que muitos comportamentos que eram no passado considerados como "estou educando" hoje nao sao mais aceitaveis. Nosso papel de mae evoluiu, hoje esta claro que passar o dia todo ao lado do filho nao significa ser uma boa mae, e sim ser uma boa mae demanda muito mais que isso. Estamos recebendo tantas informacoes sobre a melhor maneira de educar... Mas a verdade eh que nao fomos criados de maneira tao detalhista. Nossas maes fizeram o maximo do que aprenderam, daquilo que foram criadas para fazer, tentando fazer o melhor e ponto final. No entanto, ser mae hoje em dia significa quebrar paradigmas, pois com tudo o que vemos e lemos, sabemos o quanto podemos evoluir em nosso papel de mae e pai, mesmo sendo criados no modelo mais enxuto.

E eu fico nessa, tentando e tentando ser uma boa mae de acordo com tudo que venho aprendendo... Mas confesso que nao da para acompanhar...

Vejo blogs maravilhosos, com maes criativas, altamente eficazes, criancas aparentemente equilibradas e super estimuladas e imagens lindas de tudo o que essas maes fazem...

Ora, fico no pique total querendo aplicar todas as ideias, ora fico desanimada me achando uma mae limitada, sem criatividade e paciencia.

No momento, vou parar de ler um pouco e querer seguir todas essas dicas super nanny e seguir somente meu instinto... Logico que procurarei ressaltar o que tenho de bom, (tentarei me lembrar) e fazer disso um meio para desenvolver melhor meu papel. E naquilo que eu tiver de limitacao, nao ficarei me lamentando.
Gosto muito de me sentar com eles, fazer desenhos, colorir, ler livros, conversar, fazer trabalhinhos manuais.  E desse limao, farei minha limonada!

Paciencia, amor, atencao e limites bem claros e constantes...

Deve ser uma formula imbativel, digo deve porque ainda nao consegui... Se bem que eu tento todos os dias, entao um dia eu chego la...


Essa foto esta a cara desse post!

8 comentários:

  1. Adorei o post, Déia... Sigamos um pouco os nossos estintos misturadinhos com as inúmeras informações que temos! Tentando, tentando ser melhor sempre, uma hora chegaremos aonde queremos!
    Beijos e adorei te ver!

    ResponderExcluir
  2. Sim, a foto ficou ÓTIMA!
    Acho que estamos todas nesse mesmo barco, remando sem parar.
    Eu acho que não tem receita, temos que viver cada dia de uma vez.
    Parabens pelo esforço e dedicação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Amei a foto.. é perfeita!
    E acho que você está muito certa.

    ResponderExcluir
  4. porque voce tem que escrever tudo o que EU queria dizer num post? a dias estou me enrrolando pra falar exatamente isso. Mas fui fazer as coisas que precisava(bem pelo menos tentar), e ca esta o post, prontinho, com exatamente tudo que eu queria falar. Glorias pra voce, ha ha ... E isso ai, fazemos limonadas diarias! AMEEEI a foto, vc ta LIIINDA! Ti amo.

    ResponderExcluir
  5. Essa foto tá DEMAISSSSSSS.... essa parte "Vejo blogs maravilhosos, com maes criativas, altamente eficazes, criancas aparentemente equilibradas e super estimuladas e imagens lindas de tudo o que essas maes fazem..." é como vc descreveu seu blog...ou pelo menos como eu te vejo...criativa, eficaz, crianças equilibradas e estimuladas e imagens lindas". Então não sei o que mais vc quer...brincadeira...eu sei sim. Ai nós mães mórmons nos cobramos tanto.
    Mas sei lá...vc é um exemplo pra mim, nao vejo defeitos ou os defeitos que vc vê. Eu tenho certeza que vc tá no caminho certo. Amei as fotos dos aniversários.

    ResponderExcluir
  6. Tambem vejo vc como uma dessas maes super maravilhas, tenho certeza que vc esta fazendo o seu melhor, e parabens pelo dia das maes, porque ser mae, eh ser uma super heroina, guerreira e super mulher e ponto final, ehehe, nos nao cansamos nunca! Beijo

    ResponderExcluir
  7. Eu acho vc uma super mae! :)

    ResponderExcluir
  8. Etienne Nunes22 maio, 2012 12:19

    Esses dias tentei entrar no seu blog e apareceu que ele estava restrito, que eu nao poderia mais le-lo :(
    Fiquei triste pq queria ver o blog maravilhoso, da mae criativa, altamente eficaz, que tambem tinha dois meninos e eles eram aparentemente equilibrados e super estimulados e que sempre tinha imagens lindas de tudo o que essa mae fazia..."
    Ai fiz meu login e vi que nao tinha perdido esse privilegio!
    Voce é uma mae admiravel e me sinto muitas vezes como vc!
    Como implementar todas essas ideia maravilhosas...????
    Mas com certeza esse dom que o Senhor nos deu da maternidade, faz com que acertemos mais vezes do que erramos se buscarmos o melhor!
    Beijus
    Etienne Nunes
    claramber@yahoo.com.br

    ResponderExcluir