quinta-feira, 8 de março de 2012

lá vem eu de novo...

Sim, lá vem eu de novo falando sobre educação dos filhos...

Há um tempo atrás, eu estava meio desesperada preocupada com o Vico, pois ele andava muito bravo, pessimista, nervoso, e eu diria até revoltado. E eu com aquela cara de interrogação perguntando, porque isso?

E apertava o garoto ainda mais... Quanto mais nervoso ele ficava , eu mais nervosa ainda...

Até que em espirito de oração, fui conversar com a sua professora da Escola, e abri meu coração a ela. Disse que ele andava sempre muito bravo, revoltado, impaciente, insatisfeito. E ela me perguntou: Como você tem reagido à isso tudo?

Eu disse: Na rédea curta! Ele me enfrenta, e eu fico firme, até conseguir que ele me obedeça! ( Eu achando que essa era a atitude certa! Me desmontei quando ela disse:)

Você acha que existe alguma possibilidade de o Vincenzo estar sufocado?

Será que você ao invés de dar muita atenção ao mal comportamento, não poderia enfatizar ou valorizar o bom comportamento? Será que não haveriam algumas atitudes que você não admite normalmente que são inofensivas? Acho que você deve ser firme quando ele cometer algo realmente ofensivo. Mas não dê castigos distantes e de longo prazo... (Alguém lembra que eu tirei o desenho dele por uma semana?)

Nooooooosssssaaaaaaa, que tapa na cara!!

Obrigada professora! Sério... eu estava desesperada por esse tapa na cara! Que tapa na cara mais esclarecedor!

E ao chegar em casa: ainda meditando sobre o assunto, encontro no livro "Fortalecer a Família- Guia de Recursos para os pais" a seguinte frase na pag 12:

"Procure o que há de bom em seus filhos.

Preste atenção a seus filhos principalmente quando se comportarem de modo adequado. A atenção é um grande estímulo. Se você os ouvir e conversar com eles nos bons momentos, incentivará comportamentos saudáveis. É provável que repitam os comportamentos que chamaram a atenção dos pais.
Ignore os comportamentos desagradáveis e inconvenientes quando forem inofensivos. Quando se tratar de uma conduta inadmissível, tome providências para que ele não receba atenção indevida."

Outro tapão!

Não que eu não fizesse isso, eu dou muita atenção nas boas atitudes, mas não há como negar a atenção exagerada e opressiva que eu estava dando nos momentos de más atitudes também. Meu enfoque estava incorreto.

Já estou com um novo olhar,  repensei varias coisas, e o astral está diferente. Eu o sinto mais sereno... Não tenho sido tão chata e ao mesmo tempo não precisei deixar de ser firme com algumas coisas que são importantes.

Estou mais situada! Corri atras de luz e inspiração e recebi.

Educar filhos, não é fácil, é uma tarefa de constante busca, inspiração e amor acima de tudo!!

O filho mais velho sempre pena mais um pouco na mão dos pais! ( oh dó !)

Mas estou muito mais tranquila. Ah! Só para constar a professora me contou que o Vincenzo é muito querido pelos colegas e que ele é muito educadinho. Ufa!!Fiquei tão feliz com isso! Amo tanto esse danadinho!

Sou grata por ser mãe, sou grata por ter a oportunidade de aprender tanto!


6 comentários:

  1. OI ROOOOOOOOOOOOO..

    As vezes nós precisamos de alguém de fora da situação pra nos ajudar a enxergar o que não conseguimos do lado de dentro.

    cada fase é uma fase e temos que nos adaptar a cada uma delas pra não deixar a peteca cair neh? hehe

    Eles estão lindosssssssssssssssssssssssssssss.... me liga quandovc vier a Curitiba para as crianças brincarem juntas!

    BEIJOOOO

    ResponderExcluir
  2. nossa.. eu estava lembrando e meditando qdo eu comecei a me situar que agora sou mãe... acho que foi lá pelo 4 mês em diante...
    eu aprendi como cuidar do meu bebe, ler suas mensagens, entender melhor seus choros e estar mesmo segura do que estava fazendo.
    porém, percebi que eles mudam constantemente...não serão para sempre uma regrinha de três. as equações vão se complicando... aí a gnt aprende a resolvê-las e depois mais números são acrescentados e etc...
    nunca será a mesma coisa... e um filho deve ser diferente do outro.
    mas é uma benção ter pessoas,e livros e a inspiração do espírito pra no ajudar nesta tarefa doce e ao mesmo tempo dificil e complicada que é ser mãe.
    seus posts são muito legais!

    ResponderExcluir
  3. te entendo...imagina o que eu nao passei até entender que certas atitudes autistas do Eric nao podem ser respondidas por mim com castigos e broncas..demorou, mas descobri. tbem to aprendendo a relaxar. No meu caso, brigar com o Eric é pedir pra ver escandalo... Aprendi uma coisa com uma amiga psicopedagoga que é psicologia reversa. A vi isso tbem naquele livro que eu li sobre educacao para o clube do livro: se o filho está revoltado e não quer fazer algo que a gente mandou a gente fala: voce não quer tomar banho? mas vc sempre gostou de banho, vc lava tudo tão certinho...vcé sempre tão cheiroso..sempre foi tao obediente, garanto que voce vai tomar banho e obedecer certo? hehehe Tipo, se meus alunos nao fazem licao, eu posso falar: voce nao fez? mas vc é tao inteligente, aposto que na proxima voce nao vai esquecer neh? ... mas to sendo metida aqui..na verdade eu amei o que vc escreveu, aprendi muito. Por isso que gosto de desabafar tbem, a gente sempre aprende com o outro. beijao
    amo vcs

    ResponderExcluir
  4. Oi Rô, eu vou fazer isso já.Acredita que o Raul sempre falava Que ma ama, mais nos últimos tempos isso mudou ele só fala pro Pai,mas claro eu só fico tentando controlar e proibindo ou seja enfatizando o erro, por isso ele se distanciou,quem vai amar uma chata reclamona né? Vou mudar isso tb. bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Roberta, que lindo o seu post! Fiquei emocionada ao ler suas palavras e aprendi com vc! Tenho uma garotinha de 3 anos e sempre me vejo em situações como essas, saber como e quando interver.
    Ótimo seu post! Bjinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi, essa professora realmente foi mto inspirada. As vezes a gente precisa parar um pouco e olhar ao redor mesmo e ver que existem outras pessoas que podem nos ajudar. Foi um ensinamento pra mim tb!
    Sempre leio teu blog e gosto mto, comecei o meu a pouco tempo, adoraria receber tua visita: http://patriciaac.blogspot.com/ se quiser pode me seguir tb! bjos

    ResponderExcluir