sexta-feira, 29 de julho de 2011

Filhos fazem “Pit Stop”

 

“ Desde pequeninas as crianças podem se comparadas a carros de corrida. Vivem correndo em volta ou próximos dos pais e fazem pit stops quando precisam abastecer-se de cuidados, carinhos, beijinhos, ser ouvidas, ser vistas etc.

É no pit stop que os pais devem aproveitar para praticar um atendimento integral e seus cinco passos (parar-ouvir-olhar-pensar-agir). O que acontece quando um piloto pára no pit stop e os mecânicos estão ocupados com outro carro, ou quando o piloto não diz qual é a falha a ser corrigida? E se os mecânicos tiverem que adivinhar o que o carro precisa? Quanto melhor for o atendimento, menos tempo a criança ficará parada no boxe. Com a experiência acumulada, os pit stops vão diminuindo na mesma proporção em que aumenta a auto-estima da criança. A auto-estima e a competência vão sustentá-la cada vez mais, fazendo-a dar voltas maiores, mais eficientes e mais demoradas.

Quanto maior for o tempo parado no box, maior a encrenca do carro. Quanto mais os filhos solicitam a atenção dos pais, maiores são as carências. Quando os pais não deixam a criança brincar nem correr em paz como só elas conseguem, é como se não deixassem o carro andar pela pista. Não se admite que um carro de corrida ande somente acompanhado de perto pela oficina e pelos mecânicos…”

do Livro: “Quem ama Educa” de Içami Tiba

 

Eu particularmente amo esses pit stops!!! aproveito para beijar, esmagar, apertar meus filhotinhos!!!! Ahhhhhhhhh

4 comentários:

  1. Seus posts estão me animando a ler esse livro outra vez. Já li na faculdade mas acho q meus olhos estavam "fechados" pq eu ainda não era mãe, não entendia certas coisas. Vou lê-lo outra vez e abastecer meu estoque de "idéias" para educar. Bjin e as crianças estão lindas

    ResponderExcluir
  2. A minha mãe foi sábia nessa parte. sabe oque ela fazia...marcava hora para os pit stops...falava assim fica olhando no relógio quando o ponteiro grande chegar no 12 a mamãe vai ficar 15 minutos brincando com vc, então agente deixava ela trabalhar, pq sabiamos q teriamos bons e produtivos 15 minutos quando desse o horário. dai ela sentava no chão e curtia aqueles minutinhos....

    ResponderExcluir
  3. Gostei tanto!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. putz tuuuuuuuuuudo haver...agora entendi pq do nada o eric para, vem pro colo um pouquinho e sai...mtoooo legal

    ResponderExcluir