sábado, 14 de agosto de 2010

Lucca aos 1 ano e 7 meses

Esses dias ele tem estado muito nervoso, irritado. Aliás, isso tem acontecido desde um tempinho em momentos esporádicos e agora, nas últimas semanas, tem sido constante. Eu tenho pensado nisso, porque ele tem estado assim? Dou atenção, brinco, tento prover atividades. Razão clara para essa irritação? nenhuma!
Ele tem se mostrado irredutível quando se trata de algo que quer. Se não o fazemos, ele chora, se joga no chão, aquela coisa toda, irritadiço!! E os dias se passando. Comecei a juntar as peças e formulei uma teoria: não estamos escutando o que ele quer. Sempre nervoso quando quer alguma coisa e muitas vezes por não falar ainda, fica frustrante pra ele. O fato é que ele está muito esperto, e a sua fala não esta acompanhando as suas elaboradas empreitadas. Isso é novo pra mim, pois o Vincenzo não agiu assim, mas também não tinha um irmão mais velho. Talvez por isso o Lucca esteja tão precoce.
Eu comecei a fazer de tudo para descobrir o que ele quer me dizer.
Agora eu resolvi o problema em partes. Porque 50% das coisas que ele quer. Eu não posso dar! Ele quer faca, copo de vidro, quer tomar banho sozinho ( cansei de perder shampoo!!) subir na cadeira para ficar na janela, quer descer pra rua quando não dá, essas coisas... Enfim, quando quer fazer coisas que não podem, ele age daquela forma escandalosa. Eu tento distrai-lo com outra coisa, apesar de nem sempre ter um minuto disponível ou um surto de criatividade para uma distração tão convincente naquele momento.
Ele está numa fase muito geniosa (prefiro acreditar que é uma fase) agir com paciência e firmeza.
Ele precisa entender quem é que manda! Acho que isso a longo prazo terá efeito e logo ele se tornará mais tranquilo e menos determinado!!
É muito bom ver a carinha dele quando entendemos perfeitamente o que ele está tentando dizer!

O danado passa o dia atrás de mim, toda hora inventando alguma coisa! Eu to me desdobrando em paciência com ele.


Ele fala: mama, (mamãe) papa (papai) desss ( Ben 10) uko (suko) chenz ( Vincenzo) xix (xixi)
Tau(tchau) teis(meu irmao matheus) bobo(vovó) e outras...

E assim eu tenho me alternado em beijos esmagados e apertões (porque ele está um fofo! uma vozinha mais linda desse mundo!!) e momentos de muita, mas muita paciência!

5 comentários:

  1. Ser mãe é uma delicia né? Ninguem conhece esses meninos melhor do que tu e isso é uma honra! Tem que fazer filminhos e tirar muita foto dessas fases passageiras e importantes. E nao se preocupe, todas as fases passam. =p
    Beijocas em todos.

    ResponderExcluir
  2. Deia, eu nao tenho experiencia com bebes de 1 ano e 7 meses, mas eu acho o lucca bem precoce sim, e pelo que eu sei, sei que vc sabe como lidar com ele. Que eu lembre qdo eu fui ai, o vicco tbem te requeria muito e abria o choro se nao tinha o homem aranha ou coisa assim e vc sempre conseguia diblar, eu ficava de cara. Entao tbem acho que é fase e sei que vc já sabe bemmmmmm o que fazer e como agir e da melhor maneira possivel. (que pena que perdeu a ana e amei as fotos)

    ResponderExcluir
  3. ps: em resumo é: VOCÊ É UMA EXCELENTE MÃE, ACIMA DAS EXPECTATIVAS, FICA TRANQUILA
    AMO VC

    ResponderExcluir
  4. Ro,tenho certeza,que como mãe,já somos inspiradas por natureza,tem umas fases tão fáceis,já outras já são mais complicadas,estamos descobrindo um mundo, e com certeza nossos pais e todos os outros ja passaram ou vão passar por este tipo de situação.
    Nenhum filho é igual ao outro,são pessoas e personalidades diferentes,e vão fazer e pensar diferente tbm ... o Lucca é um lindo, e vc uma super mãe,daki a pouco tudo isso passa.
    Um bjinho pra vc, Vicco e um especial no Luccinha.Boa semana!

    ResponderExcluir
  5. Mari, eu concordo, tem que curtir mesmo e MUITO!
    Pri, brigadãããããão, esse teu elogiu me empolgou!!
    Prickbella, nós mães nos entendemos né?

    ResponderExcluir