quarta-feira, 3 de março de 2010

Vincenzo na escola

Brincando com um joquinho de contas, era uma atividade em dupla.

Ele fez direitinho

Fazendo uma pintura com uma tinta diferente ( era uma tinta com farinha)



Mas dá um sorriso aí?



Saíndo para seu primeiro dia na escola! Olha a cara de sono às 7:30 da manhã



Segunda-feira, dia 1 de março, o Vincenzo começou na escola. Ele parecia bem animado, e eu adorei ter visto de perto suas primeiras reações. Logo que as crianças chegam, fazem uma roda no chão da sala, cada um na sua almofadinha, a professora conversa algumas coisas, dá "Bom Dia", cantam músicas de apresentação e coisas assim, eles vão para um refeitório tomar o café da manhã. O Vincenzo estava tão ansioso que não não conseguiu engolir o pãozinho! Eu ficava por orientação da diretora sempre no mesmo ambiente, pq ele está em "período de adaptação" eu ficava sempre sentadinha numa cadeira no fundinho da sala. Ele esqueceu de mim rapidinho!! E eu pude ficar assistindo-o sem que ele se desse conta disso.

Às vezes ele levantava e começava a andar meio desorientado assim como alguém que está conhecendo um lugar que nunca viu. Mas logo a professora bem carinhosa o chamava e ele voltava para perto dos coleguinhas. Quando voltaram para a sala, a professora (são 2 professoras para 20 crianças) foi apresentá-lo aos coleguinhas ( e eu lá no fundo escondidinha vendo tudo) e cada criança disse o seu nome. Quando chegou a vez dele finalmente a professora disse: Agora vc diz o seu nome para a turma. Ele abriu um zóião e disse: Eu sou o HOMEM ARANHA. Eu tive que fazer força para minha risada não ser ouvida lá do fundo da sala. Então a professora deu uma piscadinha pra mim e fez uma nova tentativa: Ah! então vc é o homem Aranha? e ele disse: Sou. Ela disse: mas até o Homem Aranha tem um nome...qual é o SEU nome? Ele disse: PETER PARKER. Aí não teve jeito, as duas professoras tiveram que rir.
Ele foi se entrosando e fazendo todas as atividades com interesse, nenhum momento me chamou ou quis chorar. Até que a professora pediu para que eu ficasse lá fora como uma segunda estapa no processo de adaptação, ou seja, para que ele realmente visse que eu não estava presente e ficasse bem. Eu saí da sala, mas com uma dor no coração, minha vontade era ficar assistindo-o o tempo todo...Eu vi nesse momento como nós mães não criamos os filhos para nós, pq nossa vontade é de tê-los conosco ou que eles fiquem pequenininhos para que a gente possa ter poder sobre eles. Mas a verdade é que nós criamos os filhos para a vida, e eles crescem, e deixam de ser nossos bebês.
Mas também fiquei muito feliz de vê-lo tão bem resolvido na escola, eu sabia que ele ia bem, mas esperava pelo menos um pouquinho de "quero minha mãe" e ao contrário do que eu esperava, ele reagiu muito tranquilo

Hoje foi o seu último dia de adaptação, amanhã ele já deve estar no primeiro horário da escola e eu devo buscá-lo no último horário.

Ai ai, acredita que estou sofrendo? sofrendo muito??

Mas também estou muito feliz, imensamente feliz, por ele estar gostando tanto da escola, por ter se adaptado de primeira! ele é muito interessado em todos os trabalhinhos e atividades. E outra melhor ainda, não quis bater em nenhum coleguinha em NENHUM MOMENTO. Ele estava calmo e sereno todo o tempo.

E agora é isso... A jornada do Vincenzo na escola começou, e se ele pudesse, ele responderia assim pra mim: É mãe, já não era sem tempo!

8 comentários:

  1. ainda bem que vc registrou isso , pq ele vai achar engraçado o resto da vida...peter parker...kkkkk quem nao ia se matar de rir neh? eu faço roda com meus alunos todos os dias no comeco das aulas..vai uma diferença enorme.Ai deia, que lindo o vico. Agora vc sabe como eu me senti qdo o eric nao chorou na creche..um sentimento de "como assim nao sentiu minha falta" ? kkkk
    beijao.

    ResponderExcluir
  2. RO!Que delicia o Vicco na escolinha!Pelo jeito ele se deu super bem!Proximo semestre eh o Adam...estamos ansiosos e ele tbm...quero ver como vai ser!:)
    Bjao!

    ResponderExcluir
  3. Que legal!! é claro que ele vai gostar da escola, dos amiguinhos e de todo o resto. Quem sofre somos nós! Hehe! Parabens, Ro! Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Ro, estou passando exatamente pelas mesmas emoçoes que vc, a minha Isabella vai fazer 2 anos e 10 meses dia 5 agora, e já tá uma mocinha toda independente indo pra escola, ela entra no carro do transporte escolar,joga um beijo e diz te amo ... no primeiro dia eu e meu marido achamaos q ela até poderia dar uma choradinha básica, q nada, ele foi e quem chorou fomos nós ...hahahahaha.
    Nossos tesouros cresçem e mto rápido,e como é bom ver esse desenvolvimento deles.
    Parabéns pelo seu "bb" estar se saindo mto bem.
    Um super beijo

    Pri

    ResponderExcluir
  5. Ro! Que amor ...Peter Parker!!! Olha..eu não sei nem um pouco o que é ter o sentimento de alguém tão pequenininho me querendo ou ter que deixar alguem que não conhece quase nada desse mundo num lugar cheio de outras pessoas...mas imagino que seja difícil! Pois antes eram duas vozes o dia todo "mae isso, mae aquilo" agora é só uma né!! Parabéns por essa conquista do Vico! Beijinhoss

    ResponderExcluir
  6. kk adorei a história do Peter Parker kkk.
    Que bom que foi tudo bem na adaptação dele, mesmo que o coração fique apertadinho....a Julia chorou tanto quando foi para a escola! E eu choro junto! E gostei muito de a escola deixar você ver essa adaptação, escola boa é a que dá acesso aos pais, sem esconder nada! Parabéns pela escolha! Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  7. Que bom que está se adaptando bem...Bem coisa do Vico, eu sou o homem aranha!!!! Ro, meu e-mail não está dando certo pra entrar, estou com o do Cesar o meu é andrezavargas@terra.com.br
    Bjs
    Andreza

    ResponderExcluir
  8. Ro... eu e o Bruno choramos agora de tanto rir... foi demais! gostariamos de estar lá para presenciar esta cena. Um grande beijo pra vocês!

    ResponderExcluir