quarta-feira, 17 de março de 2010

Update e nova rotina!

Estamos numa nova rotina aqui em casa. Há exatamente 3 semanas. ( Desde que o Vincenzo iniciou na escola...)
E eu simplesmente estou muito muito feliz, estou conseguindo fazer coisas e fazer com que eles façam coisas que eu não conseguia antes. Não com tanta incidência.
Nós acordamos cedo (6:20) dá tempo tranquilo de trocar os dois, arrumar a mochila do Vincenzo, tudo com calma, sair 6:50 e chegar as 7:00 hs na escola, entregá-lo na mão da professora depois de muitos beijos e abraços. (hihihihi)

Ele toma café da manhã na escola, então nem com isso eu preciso me preocupar. Ele está ADORANDO a escolinha, eu não imaginava que ele fosse se adaptar tão bem. Toda aquela euforia, agitação, energia duplicada que ele tinha, passou. Ele ainda é o mesmo, só que agora está mais calmo, mais tranquilo. Eu tô sempre conversando com ele, estimulando-o a me responder, mesmo nas pequenas coisas. Uma coisa tão bonitinha é toda vez que eu peço alguma coisa para ele. Ex: Filho, pega o controle remoto pra mim? ele diz : pego, cáro que pego! ( claro que pego ).
Quando eu vou buscá-lo ele já está cansado, com os olhinhos baixos, a pálpebra pesada. Mas aí eu já tô engatilhada com um lanchinho, depois o deixo ver desenho uns 30 minutos ( eu percebi que ele fica com saudades de ver os desenhos que costumava ver. Depois dou banho nele e no Lucca, os levo para sala já de pijaminha, largo uma caixa com brinquedos e eles ficam os dois brincando e vendo desenho mais um tempo...Quando dá 19:15 exatamente eu falo: Vico e Lucca : HORA DE DOMIR. Levo os dois pro quartinho deles. O Vincenzo vai sem reclamar, ( isso nunca acontecia!!! ) esse horário ele ainda estava suuuuper agitado, aprontando o que pudesse... ( lembram do catchup no corpo todo?) enfim, coloco os dois na cama com mamazinho de leite. E deito ao lado do Vincenzo até ele dormir ( eu queria deixar os dois e fechar a porta do quarto, mas não dá pq se eu faço isso, o Vincenzo levanta atrás pedindo pra eu deitar com ele.) Então, eu deito do ladinho e não espero nem 10-15 minutos para escutar no escurinho o suspiro do Luquinha no berço e a fungada do Vico do meu lado.
É claro que precisei fazer umas adaptações...tive que cortar a soneca da tarde do Lucca pra ele ter sono junto com o Vincenzo às 7 da noite. E aguentá-lo muito chato à tarde, querendo dormir, mas eu não deixava!
No Começo, o Lucca ficava bem agitado, o Vincenzo dormia antes, e o Lucca ficava chorando pedindo pra sair do berço, mesmo estando morto de sono...pq não estava acostumado ainda com esse horário, mas já no terceito dia...Tranquilo!!

Já pensou eu, às 19:30 com os dois dormindo? com kiko na faculdade... eu fico num silêncio... !
Mas enfim, tenho produzido muito mais, e o mais importante, que eu acho que fez muita diferença, estou bem mais serena, tenho total paciência ao lidar com as situações que surgem de mânha, de birra, de não querer obedecer. Eu tenho paciência para inventar algo atrativo, seguir outro caminho alternativo que não seja grito, e eles chorando ao fazer com que obedeçam na marra. Vcs me entendem?

Tudo que eu sempre quis fazer, mas não conseguia, eu tenho tido tempo e cabeça ativa para fazer: Quadros sobre os temas da reunião familiar, cardápios, listas de compras estratégicas ( pra render mais e gastar menos) e meu tempo com o kiko está sendo de muito mais qualidade. Porque quando ele chega em casa eu não estou acabada, estressada e mal-humorada.

Enfim, eu acho que estou colhendo frutos por ter sido meio sarna pra conseguir atingir ou melhor conquistar essa rotina. Exemplo disso: Nós tinhamos que escolher entre ter uma empregada ou colocar o Vincenzo na escola (sim, porque eu tinha urgência das duas coisas!) já não estava dando conta da casa, sempre uma zona e as crinaças muito muito agitadas) Pesquisei escolinhas uns 3 meses, e descobri que das escolinhas mais BARATAS ( pq as caras são de 1000 a 2.200 Reais) eram em qualidade, o mesmo que eu encontrava, ou obtinha nas escolinhas da prefeitura que são conveniadas com outras instituições. Então, eu resolvi fazer o Cadastro do Vincenzo na prefeitura e fiquei aguardando na fila. Enquanto a vaga dele não saía, eu fui em muitas escolinhas convêniadas até encontrar a que eu gostasse ou me dentificasse mais. Até que encontrei essa, que ele está hoje. E é uma ótima escolinha! e já que ele está na prefeitura e eu não pago um tostão eu posso pagar uma empregada!

Que é a Ana! está conosco. Não foi uma jogada de mestre? aihaiahiahaihaiahia

Mas é isso, eu só queria compartilhar tudo isso, pois estou bem realizada por ter conseguido chegar nesse ponto, nessa rotina diária que tem trazido só beneficios pra toda família. Não pensem que foi fácil chegar nesse denominador comum com tudo isso, eu tive que lutar bastante, acho que por isso estou feliz e curtindo muito tudo isso

3 comentários:

  1. Me diverti lendo, pareceu que estavamos conversando ao vivo! Parabens por mais essa vitória.. alguma coisas dali eu tambem faço, outras ainda não.. mas com o tempo eu tambem vou virar mestre! ahihiaiha! Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!!! Todos nós precisamos de rotina e principalmente as crianças, elas ficam mais serenas, calmas e obedecem quando precisam sem chorar ou reclamar. Daqui a pouco é o Lucca que entra na escolinha...vai ser muito bom pra ele também. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ro! Você é um exemplo! Hoje mesmo eu estive pensando em ter um horário pros meus filhos dormir!
    Eu vivo num silencio aqui em casa! haha por enquanto ela ta sempre limpa e eu nao preciso de empregada, então eu não sei nada dessa vida ainda hahaha!!!

    Parabéns pela conquista e pelos filhinhos tão fofos!

    ResponderExcluir