quinta-feira, 10 de março de 2016

O Parto.


Era domingo à noite. E eu estava com 39 semanas e 5 dias. Naquele dia em especial, estava extremamente concectada ao bebê e ao que estava por vir. Tinha passado o dia repousando, lendo, orando, ouvindo e cantando hinos, me sentindo grata e abençoada.
O kiko tinha ido com as crianças para a igreja, e eu que estava pesada demais, resolvi ficar e me concentrar. Afinal o que estava por vir era novo pra mim, sabia que estava próximo porque meu tampão estava descendo, e nas últimas duas consultas a Dra tinha estimulado meu colo do útero (um passo antes do descolamento de membrana).
Como preparação, fiz sessões de acupuntura, caminhada na quadra enquanto as crianças andavam de bicicleta, longos banhos relaxantes e ainda massagem da minha doula, Jessica Quiroga.

Mas contando muito menos com essa preparação, eu sentia que estava chegando...

Meu estado de espírito estava mesmo diferente nesse dia... Eu estava conectada.
Depois que as crianças estavam todas dormindo em paz em suas caminhas prontas para a semana que começaria, lembro-me bem do último banho antes de ir dormir... De acariciar a barriga e dizer:"Venha Rafaella, mamãe está pronta pra te receber, e você também está prontinha! Pode vir sem medo que eu estarei aqui pra te amparar e te cuidar... Você não é só minha filha, mas é também do Pai Celestial"
E disse mais e nessa hora minha voz embargou as lágrimas brotaram dos meus olhos: "Eu tenho medo, mas tenho coragem e sei que vai dar tudo certo"... E eu SABIA.

“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.
Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á”

Eu deitei do lado do kiko e da Becca que estava na nossa cama naquele dia, e depois de uns 20 minutos dormindo, sinto uma água morninha escorrendo pelas minhas pernas e encharcando meus lençóis. Eu falo imediatamente: Kiko, minha bolsa estourou!! Me levanto e vou enxarcando o quarto todo até chegar no banheiro, sento no vaso e chuáaaaaaaaaaaaaaa. Muito liquido!! Ahhhhhhhhhhhhh que delícia! Estava acontecendo, minha bolsa tinha estourado! Chamei o kiko para cheirar: Tem cheiro de água sanitária? Ele disse que não, e eu achei que não tinha cheiro de nada. Mas não restava dúvida, era minha bolsa e como tinha líquido!

Tomei um banho rápido de volta, enchi a cama de toalhas (mas devia ter colocado um plástico também, rs) E fui deitar com uma toalha no meio das pernas que não durou nada. logo que as toalhas molhavam ficavam frias e aquilo já estava me dando uma friagem!

Enfim, ligamos para a médica que nos disse para esperar as contrações se ritmarem, observar a cor do líquido que descia e os movimentos do bebê. Me lembro de colocar um paninho branco no meio das pernas para observar a cor no liquido e se descia mais tampão... ( Ainda faltava a parte final do tampão, aquela que vem com borrinha de sangue)
Deixamos o quarto a meia luz e fomos dormir. O kiko disse: Posso dormir mesmo? E eu: Dorme poque vou precisar de vc bem descansado! E ele apagou!! rs
Eu fiquei deitadinha, coloquei uma meia para os meus pés ficarem quentinhos (*dica da medicina chinesa, pés quentinhos harmonizam melhor as energias do nosso organismo)

40 minutos se passam e começam a vir as ondas de contração, aquelas sobre as quais eu tanto li mas nunca tinha sentido antes... Elas estavam vindo e eram bem como haviam descrito. A intesidade era fraca mas a frequencia estava relativamente rápida. Ora 6 minutos, ora 4 , ora 5, ora 7 min...

E fiquei observado os movimentos da bebê... Quase nenhum! Uma mexida em 1 hora... E nas 2  horas próximas nenhum movimento. Então acordo o kiko, ligamos para a Dra para relatar panorama atual: Contrações bem suportáveis e rápidas, líquido clarinho, tampão descendo, e movimentos do bebê quase inexistentes... Bandeira vermelha para esse último sintoma. Dra diz: Venham para o hospital que eu já estou aqui, faremos uma cardiotocografia. (checagem dos batimentos cardiíacos do bebê)

Ligo para meus pais as 4:30 da manhã... Mãaae, minha bolsa estourou!! Peço para virem para casa ficar com as crianças, tento deixar tudo organizado para eles irem para escola dali umas 2 horas (eram 4:30h) pegar as malinhas da maternidade, minha e da Rafaella. (Ainda bem que estava tudo arrumado!) E os documentos para internação Frio na barriga!!!!!!!!

Pensei em tirar foto na garagem rumo ao nosso carro, mas não dá, pausa para sentir uma contração... Marido carrega as malas e andando que nem pata fazendo xixi nas calças!  Mas sigo curtindo o momento! Rafa estava chegando!!
Já no hospital inicio o cardiotoco e está tudo bem, coraçãzinho batendo perfeitamente... Ufa!! Sigo em frente com as contrações de intensidade média e numa frequência curta, a cada 8-7-5 minutos. Isso parece um pouco estranho já estarem vindo rápidas assim, A Dra chega para me checar. 2 de dilatação e um colo não muito favorável, ou seja ele esta médio, precisa ficar molinho para poder dilatar... Vamos em frente, combinamos com a Dra que às 10:00h ela fará uma nova checagem e enquanto isso eu sigo monitorada pelo cardiotoco.


No itervalo


  No meio de uma contração


Vou para um quarto onde posso ter mais liberdade. Sigo esperando as contrações se ritmarem, entrarem num padrão. Enquanto isso....
Tomo um chimarrão

continuo monitorada aos cuidados da Natalia Rea (enfermeira obstétrica da minha equipe.


Marido sempre do meu lado


As horas passam, e chegam às 10:00h, Dra me checa, meu colo está um pouco mais mole... Mas só um pouco... =(
Era bom que estivesse completamente molinho, esse era o esperado e natural que ocorresse. Fica uma leve preocupação no ar... Mas a Dra me diz: Ele melhorou, pouco mas melhorou... Vamos continuar monitorando e você me chama se engrenar, de qualquer modo voltarei as 20:00hs para tomarmos uma decisão do que faremos caso teu quadro não mude. (ela me deu ainda 6 horas!) Me lembro de ter pensado: Com certeza, até lá estarei parindo!


Bem, ora de me mexer, aproveitar essas contrações que estão vindo para estimular o TP (trabalho de parto)

A Jessica me ensina a agachar quando sinto as contrações

caminhando nos corredores do hospital

E o tempo passando...

Então a Dra chega as 20:00h como combinado, e na verdade ela já estava sabendo como eu estava antes de chegar lá. Me checa a dilatação e colo, e quando me diz que está tudo igual... Eu desabo... Sinto que ela já imaginava que estava tudo igual... Pelo panorama de como estavam as coisas... Mas ela não me fala do que estava desconfiada. Ela senta na cama pega na minha mão e fala: Vamos ter que fazer uma cesárea, tuas contrações estão disfuncionais, e junto com esse colo desfavorável nos mostra que algo não está bem nessa engrenagem.
E eu choro... Não pela cesárea, pois eu já tenho 3 cesáreas, sou bem experiente em cesáreas, mas eu choro tão doído pelo meu corpo não ter funcionado 100%. Não gosto de colocar nessa perspectiva, mas eu pensava "Que raios, meu colo não
 amolece porquê?" Ainda não tínhamos uma resposta e isso me deixava ainda mais frustrada. Se ao menos eu soubesse, seria mais fácil aceitar...
*A médica sabia que não era uma questão de tempo. Quero deixar claro que toda mulher dilata, a não ser que tenha algo interferindo... E na maioria das vezes, esse não é o caso, é só uma questão de tempo. Muitas mulheres dizem: Eu não dilatei! Mas ela, ou seu médico esperou dilatar? Na maioria das vezes, não.

A Dra me diz: Roberta, eu sei que não é seu emocional (porque o emocional pode interferir sim, e MUITO e fazer um TP parar) Sei que deve ser alguma coisa que a gente não tem como ter certeza, mas é algo na engrenagem que está desfuncional. pode ser o teu útero, (ela não cogita rutura, e nem me passa pela cabeça) e pode ser tantas outras coisas.
Na verdade, foi bem dificil para mim, me concentrar no que ela dizia, porque eu estava chorando muito.

Em 20 minutos eu estava no Centro Cirúrgico, mas antes de ir pergunto se posso ir andando, pois não queria ir de cadeiras de rodas. Agora sei que eu queria me sentir forte... Mas é protocolo do hospital esse deslocamento em cadeira de rodas, (provavelmente por medida de segurança) e um senhor simpático de crachá me aguarda para me levar... Então Ok, vamos lá!

Recebo muito carinho de toda equipe, palavras tão boas de se ouvir... Deitada na maca, já conheço toda a sequência de uma sala de parto-cesárea. Mas em um determinado momento, não me lembro qual, eu começo a chorar... Não queria chorar, poxa... Já tinha chorado bastante! E ainda não sabia bem o motivo, porque já eram tantas coisas, incluindo a grande emoção de finalmente conhecer minha segunda filha! Comecei a cantar na minha "Deus vos guarde com o seu poder, esteja sempre ao vosso lado, vos dipense seu cuidado, Deus vos guarde com o seu poder..." E logo escuto o kiko: Rô, ela é cabeluda!!  E em poucos segundos eu a sinto escorrengando de baixo pra cima eu recebo minha filhinha nos braços!! Que emoção!!

Saio dobrando os braços, puxando os fios e sinto aquele corpinho quentinho, com aquela pele mais pura escorregando e deslizando as perninhas encima de mim. Essa sensação do calorzinho do corpo dela é algo que não esquecerei... Ela não chorou, enquanto ouvia minha voz, ficava quietinha e com os olhos bem abertos. Atenta, como se me ouvisse, e ainda mais, me entendesse. Na verdade ela estava me sentindo... Sentindo aquela que lhe foi designada para ser sua mãe nessa terra, e que foi ensinada por sua Mãe Celestial a amar e cuidar de seus filhinhos. (Essa é minha teoria para nosso amor e instinto materno serem algo tão divino)

Isso era o que eu mais desejava e a motivação de toda minha busca...

Como ela estava calma no meu colo... Deu pra ver a mãozinha dela no meu peito? E a mão com luva da pediatra com panos quentinhos para dar mais conforto à ela.

"Apenas sentindo o novo mundo o qual acabara de chegar. Ainda bem que estava com a mamãe para a amparar..."


Como pode nascer já sabendo tão bem como mamar? E sugando com força! Como a natureza é perfeita!
“Mandou-me à Terra pra nascer, crescer e aprender em família.”

\
Depois que a mamãe liberou rs, vez do papai curtir a boneca. Afinal, ele tem 50% de participação! rs Olha que olhos atentos!

Detalhes no cuidado, ela foi pesada envolta por uma toalha aquecida... sem abrir os braços chorando, como acontecem na maioria das salas de parto não humanizadas.





Através do vidro, conhecendo a família que assim que foi avisada, chegou todos em 15 min no hospital!


A alegria do papai! (ao fundo, Dra Andrea Campos e Médica aux. Dra Ingrid. A anestesista, Dra Márcia estava tirando fotos com o celular do kiko)

Dois dias depois, a Dra Andrea, passa em visita ao meu quarto, e conversa comigo sobre o que ela viu durante o parto, o motivo provável da disfunção no meu TP. Me explicou que eu tive uma deiscência uterina... Uma espécie de rotura, mas na deiscencia não são todas as camadas que se rompem, o peritônio estava intacto. Mas essa espécie de rotura já é o suficiente pra fazer as contrações perderem sua força na cicatriz que já existe ali. E sem essa força o colo não tinha condições de amolecer além do que já tinha amolecido. E claro, sem mencionar o perigo eminente de uma rotura completa. =(

Depois que ela me contou isso, não derramei mais nenhuma lágrima pelo meu colo que não abriu. (porque no dia seguinte a cesárea eu chorei sim... Em conversa franca com a minha mãe. eu chorei por não saber por que minha engrenagem tinha falhado, porquê??)
Após essas informações minha visão mudou... Meu corpo não "falhou" ele fez sim o MELHOR que ele pôde! Mesmo com uma cicatriz que dissipavam as contrações, ele abriu o que foi possível, minha bolsa estourou e meu útero contraiu-se em sua estrutura original por horas à fio... A intervenção veio no momento certo. A experiência da médica para detectar essa disfunção foi essencial e crucial.


 "Mas eis que eu te digo que deves estudá-lo bem em tua mente;
depois me deves perguntar se está certo e, se estiver certo,
farei arder dentro de ti o teu peito;
portanto sentirás que está certo”.

Eu estudei, ponderei, busquei e depois orei e senti a confirmação clara e mansa que tudo daria certo. Só não sabia que seria o certo de acordo com os desígnios do Senhor. Que por sinal, tem CERTO melhor que esse?
Eu fui muito abençoada e protegida durante todo o momento.

" Conta as bênçãos, conta quantas são,
Recebidas da Divina Mão,
Uma a uma, dize-as de uma vez,
E verás, surpreso, quanto Deus já fez"

E por fim, nos meus braços te olho como se dissesse; Bem vinda minha quarta filhinha! Vou cuidar de você para toda a nossa eternidade... Não será fácil, mas com esse amor que já sinto por você isso se tornará possível!

"A família é essencial ao plano do Criador
para o destino eterno de Seus filhos"

10 comentários:

  1. E pode chorar produção??? PODE! Chorei lendo. Lindo momento p lembrar por toda a vida. Muitas lições e a maior de todas... O Senhor sabe de tudo e fará aconte er o melhor p nós. Beijos e tudo de melhor para vc e a nova mulher que se tornou. Obrigada por dividir e nos ensinar

    ResponderExcluir
  2. E pode chorar produção??? PODE! Chorei lendo. Lindo momento p lembrar por toda a vida. Muitas lições e a maior de todas... O Senhor sabe de tudo e fará aconte er o melhor p nós. Beijos e tudo de melhor para vc e a nova mulher que se tornou. Obrigada por dividir e nos ensinar

    ResponderExcluir
  3. Muito amor envolvido! Parabéns! !! 💜

    ResponderExcluir
  4. Que legal RO!
    No próximo mês é minha vez e o medo é grande! Vamos ver o que o Senhor tem reservado para mim!
    Parabéns pelo preparo, coragem e tentativa! A Rafa é linda!!!
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  5. Que legal RO!
    No próximo mês é minha vez e o medo é grande! Vamos ver o que o Senhor tem reservado para mim!
    Parabéns pelo preparo, coragem e tentativa! A Rafa é linda!!!
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  6. Querida, seu relato me encantou e enterneceu o coração. Como você é valente! E como o Pai Celestial é bondoso, prepara o caminho... Você recebeu a confirmação do Espírito de que tudo daria certo, e assim foi. Você se preparou, estudou, manteve a mente firme e viu seu corpo funcionando. Rafa veio no tempo dela! E foi direto para teus braços, receber amor e mamazinho, ser aquecida e aconchegada. Você e ela foram respeitadas. Isso é humanização do nascimento, não importa a via de parto. Isso é vitória no país da violência obstétrica, pois vocês fizeram diferente e abriram caminho para muitas outras parturientes! Parabéns pela determinação e obrigada! Que sirva de exemplo para outras intervenções, quando necessárias, de como se deve proceder nessa hora linda e sagrada. Amei tudo aqui, e estou ainda babando nas fotos da princesinha recém chegada: como é linda!!!
    Beijão, com meu carinho e admiração por ti.

    ResponderExcluir
  7. Querida, seu relato me encantou e enterneceu o coração. Como você é valente! E como o Pai Celestial é bondoso, prepara o caminho... Você recebeu a confirmação do Espírito de que tudo daria certo, e assim foi. Você se preparou, estudou, manteve a mente firme e viu seu corpo funcionando. Rafa veio no tempo dela! E foi direto para teus braços, receber amor e mamazinho, ser aquecida e aconchegada. Você e ela foram respeitadas. Isso é humanização do nascimento, não importa a via de parto. Isso é vitória no país da violência obstétrica, pois vocês fizeram diferente e abriram caminho para muitas outras parturientes! Parabéns pela determinação e obrigada! Que sirva de exemplo para outras intervenções, quando necessárias, de como se deve proceder nessa hora linda e sagrada. Amei tudo aqui, e estou ainda babando nas fotos da princesinha recém chegada: como é linda!!!
    Beijão, com meu carinho e admiração por ti.

    ResponderExcluir
  8. Muito lindo sua história Roberta, me emocionei, você foi tão forte e valente, essa sintonia sua com sua filha e as escrituras, hinos mostram sua preparação e dedicação a maternidade. Obrigada por compartilhar seu "testemunho" e história. Beijos
    Ela é linda demais...como todos seus filhos!

    ResponderExcluir
  9. Muito lindo sua história Roberta, me emocionei, você foi tão forte e valente, essa sintonia sua com sua filha e as escrituras, hinos mostram sua preparação e dedicação a maternidade. Obrigada por compartilhar seu "testemunho" e história. Beijos
    Ela é linda demais...como todos seus filhos!

    ResponderExcluir
  10. Lindo! Emocionante, Rô!
    Que experiência divina! "O te chamado de mãe sagrado deve ser, assim nos disse o Pai Celestial"

    ResponderExcluir