quarta-feira, 18 de setembro de 2013

alimentação saudável já!

Esses dias eu encasquetei em descobrir o que era o tal "Realçador de Sabor" da Ajinomoto. Que por sinal, eu adorava colocar na pipoca. Ao ler a embalagem, descobri que o tal "salzinho" era glutamato monossódico. E aí? Fui pesquisar... Fiquei CHOCADA.

Glutamato Monossódico.
O que é?
É o sal sódico do L-glutamato, um aminoácido.
Para que serve?
O glutamato monossódico é usado para acentuar o sabor. O Center for Science in the Public Interest indica que seu uso permite que a indústria alimentícia reduza a quantidade de ingredientes verdadeiros (como o frango) que incluem em seus alimentos processados (como sopa de galinha).
Qual seu efeito no organismo?
Os cientistas usam o glutamato monossódico como forma de induzir obesidade em cobaias. Associado a uma dieta rica em calorias, o glutamato monossódico também demonstrou causar estresse oxidativo no fígado. Nas pessoas, as reações físicas ao glutamato monossódico podem ser dor de cabeça, formigamento, fraqueza, dor de estômago, enxaqueca, náuseas, vômito, diarréia, sensação de aperto no peito, rash cutâneo ou sensibilidade à luz, barulho ou aromas. Apesar desses problemas, o FDA e um painel científico independente (FASEB) liberaram o glutamato monossódico para o consumo público.
No entanto, tome cuidado, pois o glutamato monossódico muitas vezes é encontrado em produtos alimentícios, mas rotulado de outras maneiras: ácido glutâmico, proteína vegetal hidrolisada, proteína hidrolisada, extrato de proteína vegetal, caseinato de sódio, caseinato de cálcio, extrato de levedura, proteína texturizada, farinha de aveia hidrolisada o ou óleo de milho. Se você encontrar esses ingredientes no rótulo dos alimentos, é sinal de que o glutamato monossódico também está presente no produto.
Sabe aquele tempero pronto que a gente adora usar na comida, porque facilita a nossa vida? o "Sabor Ami" ou "Receita da Casa"? Advinha? Tem Glutamato Monossódico, ou seja veneninho.  
Não dá raiva saber que são capazes de colocar aditivos quem podem fazer mal às pessoas? E se você ficar atento às embalagens verá a quantidade absurda de Glutamato de Monossódico que consumimos. Eu já abandonei os caldos de frango e de carne faz muito tempo. Mas não sabia que um simples temperinho de alho e sal industrializado fosse ter algum maleficio (Ué, não é só sal e alho?) Não, tem aditivos, realçadores e conservantes. 
Joguei no lixo, nem esses entrarão nas minhas comidas. Já descasquei um monte de alho e deixei num vidro com tampa na geladeira pronto para o consumo. Nada como a boa cebola, alho, sal, alho-poró, cheiro-verde e ervas variadas para temperar nossos alimentos. 
Afinal nosso estômago não é lixo!!
Ufa, que raiva eu fiquei disso! pensei em quantas pipocas com ajinomoto (veneninho) eu dei para as crianças, e meu sangue ferveu! Tô cada vez mais optando pelo natural do que pelas latinhas facilitadores e nojentas.
Já excluimos aqui em casa:
Molhos de tomate pronto (tem açúcar, muito sódio, corantes e aditivos (conservantes) 
Refrigerante (não tem NADA ali que nos faça bem)
Sucos de caixinha (uma quantidade absurda de carboidrato, que nada mais é que açúcar, e conservantes e zero de fibras)
Bolacha Recheada (veneninho - gordura vegetal com açúcar e corantes)
Achocolatados (80% de açúcar)
E por aí vai. Sem perceber esses alimentos que saíram trouxeram outros muito mais frescos e naturais. Depois que seu paladar se adapta, você nunca mais irá querer o que te faz mal de volta. Descobri bolachas leves e saborosas SEM RECHEIO. E as crianças nunca mais pediram. O Vico me pede pistache e biscoitinhos de laranja!! 
Será que você me acharam muito radical?
 Tem tantas coisas boas que ainda posso mudar e implementar em nossa alimentação. Mas isso não se dá de um dia para o outro. São a soma de muitas tentativas e muitos liquidificadores e pia suja de casca de fruta e legumes que trarão esse beneficio a nossa saúde!
Para fechar esse post, compartilho uma dica que fez sucesso no meu Instagram!
Danoninho não é recomendado para crianças menores de 4 anos de idade, para maiores informações de fonte segura, aqui








Que tal bater 1 iogurte Natural integral mais morangos na quantidade que quiser ( eu coloquei quase a caixinha toda) e mais 1 colher de uma deliciosa geléia

Ficou bem rosa, porque coloquei bastante morango, as crianças comeram como se fosse a sobremesa mais gostosa do mundo.


E se aproveitar os morangos e bater com abacaxi para um delicioso suco? Eu só descobri essa mistura esses dias, e amei! 







Hoje eu fotografei o almoço, arroz integral, com carne moída, salada de couve e feijão bolinha! Ao refogar a carne, eu ralei uma cenoura e um pedaço de abobrinha, e por fim um caldo de suco do tomate com tomatinhos cerejas. Hummmm, algo melhor uma boa comidinha caseira feita com amor para as pequenas boquinhas que te esperam??

Sou feliz por ter saúde e disposição para ser mãe! 

Obrigada por ter lido e se puder, deixe um recadinho =)


4 comentários:

  1. Adorei o post!
    ASSUSTADOR!!!!!!
    Mas é tao dificil nao acha?!
    Algumas coisas ja nao entravam aqui em casa mesmo, como bolacha recheada e suco de caixinha!
    Mas os temperos prontos! Afffff
    Vou repensar! rsrsrs
    Afinal queremos dar o melhor para nossa familia!
    Beijus

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, Déia. Eu acho que você está indo bem, e eu estou tentando aqui.... Essa do Receita da casa me quebrou as pernas. Hehehe.
    Eu não gosto de radicalismo, porém acho que temos sim que ficar muito atentos com a alimentação. Especialmente das crianças!
    Obrigada querida!

    ResponderExcluir
  3. nao sou um exemplo de saúde e tals
    mas eu nao consigo tomar refri normal e nao gosto de tempero pronto de nada. Caldo então eca.
    A-D-O-R-E-I
    Tem um livro que diz pra nao comermos nada que nossas bisavós não tivessem em seus mercados.
    legal neh?

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu post, vc esta corretissima, eu sou assim aqui em casa tbm, não consumo nada industtrializado, pois definitivamente não são saudaveis, radical eu acho os costumes e mercadorias atuais vendidas nos mercados que fazem tão mau a saúde.. preparo sim todos os meus alimentos a base de muitas frutas e verduras cruas, grãos, organicos etc, amo, nada melhor que saber que estamos cuidando direitinho da saude de nossa familia, eu tbm sempre estou estudando sobre nutricão, e buscando melhorar o que posso! Abri um novo blog, mamaesaude, que fala sobre todos esses temas, o tempo
    é corrido mas a medida do possivel vou postando, não sei se vc me segue ou tem acesso aos meus posts, mas aqui vai http://www.mamaesaude.blogspot.com/ , importante tbm dar atencão aos os produtos de higiene pessoal pois eles tem muitos quimicos toxicos a saude humana, e infelizmente a maioria dos produtos de higienizacão vendidos nos mercados são puros quimicos, e nossa pele tem o poder de absorver tudo isso para a corrente sanguinea, como se fosse comida,então o melhor a fazer é buscar produtos sem quimicos toxicos.....eu faco meu proprio sabonete e é uma terapia, por isso estudei a respeito do assunto e decidi mudar muita coisa aqui em casa, é muito gostoso aprender sobre todos esse cuidados, isso é amor, e a medida do possivel devagarinho vamos mudando os habitos, aqui em casa foi assim! Uma maravilha!

    ResponderExcluir