sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O que me importa?

Tenho tido várias experiências como mãe ultimamente. Daquelas que vou querer me lembrar no futuro, e que vão me dar aquela dorzinha de saudade.

Esses tempos atrás, o Lucca ficou muito nervoso por razão de alguma coisa que eu não lembro mais. Então, ele foi para o quarto se acalmar. E daqui a pouco voltou para falar comigo e disse: Mãe, rasguei os livros!! Porque eu tava muito bravo!!

Não pensei em mais nada! Fiquei em choque, entrei no quarto e vi que ele tinha rasgado os livros de historias infantis, que eu vinha adquirido aos poucos para eles. Eu amo esses livrinhos! Eu sei que amo mais que eles, os donos e a razão desses livrinhos estarem lá. Mas... Me doeu tanto!

E fiquei tão brava, que assustei o Lucca. Ele ficou igual a um cachorrinho amedrontado. Depois, é lógico que eu me arrependi horrores. Me recompus e percebi que ele por sorte, ele só rasgou os livrinhos mais estragadinhos e os que não eram os preferidos. Então, o estrago nem foi tão grande, em termos de livros. Mas poderia ter sido, em termos de ensinamentos que uma mãe está deixando através de palavras e exemplos para seu filho.

O perigo que eu estava correndo de ensinar valores errados ao meu filho, eram muitos:

1. Que ele achasse lá no fundo, que os livros eram mais importante para mãe, do que os sentimentos de frustração que ele estava sentindo naquele momento. É lógico que ele não estava feliz por ter rasgado os livrinhos.

2. Que ele achasse que a mamãe gosta mais dos livros do que dele.

3. Que ele achasse que é com muita raiva e explosão que devemos reagir aos erros alheios.

4. Que ele ficasse assustado com a mãe. E se lembrasse disso, com pesar.

Por um breve momento, logo após minha raiva ter "baixado" eu me dei conta do que estava fazendo na frente dele. E mudei inesperadamente minha atitude. Pedi um abraço. E nós dois choramos abraçados. Cada um por sua razão. A minha, não era mais os livros. Eu queria que os livros fossem para o "raio que os parta" eu tava chorando por ter assustado meu loirinho com a minha fúria tão inconsistente!

Pedi desculpas! E ele me pediu também. Disse que nunca mais ia rasgar um livro. E eu disse que nunca mais ia ficar tão brava. ( pra não dizer descontrolada) e ele disse: sim mãe, é melhor a gente só conversar não é?

E pra terminar eu repito essa frase que o Lucca me ensinou: É melhor a gente conversar. Sempre!

Nunca valerá a pena, se deixar dominar por sentimentos de raiva, ainda mais quando se é mãe! Pois, para uma mãe, amar um filho é mais importante que tudo! E eu diria que ensinar o filho que você o ama, é mais eficaz do que ensina-lo que rasgar livros é errado.



E não é que ainda sobrou muitos? (humpf! Tô nem aí para esses livrinhos rsrsrsrsr )

5 comentários:

  1. eh Ro, nessas horas que vemos como saimos do controle com coisas tao "pequenas".. aqui em casa aconteceu um episodio bem parecido, mas com a historia do cabelo... mas no fim, percebemos o quanto temos que nos controlar como maes para nao criar uma mensagem errada para nossos pequenos.. e tambem e impressionante como o evangelho e as escrituras falam a verdade; que devemos nos tornar como as criancinhas, faceis de perdoar e prontas a amar! Ainda bem que voce registrou tudo isso mesmo no blog, com detalhes, e super importante.. BJo, e ve se me atende de vez em quando no telefone sua mulher ocupada!

    ResponderExcluir
  2. Que bom, Deia. Que ensinamento ótimo, nao só para vices dois, mas para nós leitoras.

    Escreva mais pois estava sentindo falta!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Essa semana eu me descontrolei,sinto-me até agora péssima, nossa nem posso calcular o quanto meu filho deve ter ficado apavorado comigo,mas também soube pedir perdão dele e prometer que vou me controlar mais.Porém dentro de mim ainda estou me sentido fracassada com meu comportamento,eles são tão bons e puros que esquecem mesmo!bjs

    ResponderExcluir
  4. Realmente é importante e difícil se controlar em algumas situações né... mas vc está de parabéns por ter contornado a situação!

    To adorando o seu blog! Beijo

    http://muitossonhosadois.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir