segunda-feira, 29 de outubro de 2012

pequenos legados...

Sábado, estávamos numa rua de São Paulo, andando à pé com as crianças. Passei por uma banca e com o "rabo do olho" eu li: Cinema Paradiso.

Título de um filme, que eu vi há muito tempo atrás. Tem uma linda história de um menino que aprendeu desde muito pequeno, o ofício de projecionista de cinema, através do único cinema na cidade. Nos anos que antecederam a televisão, o menino ficava espionando o trabalho do velho e irritadiço, mas de enorme coração, projecionista do cinema, até que aprendeu como ele trabalhava. Num grave acidente, Alfredo fica cego. E Salvatore, o menino, assume o cargo no Cinema Paradiso, na cidade da Sicília, Itália. Ele mais tarde, se torna um grande diretor de cinema e volta à cidade, quando Alfredo falece, ficando envolto por lembranças...  Enfim, uma linda historia que ganhou vários prêmios, inclusive o de melhor filme estrangeiro.

Mas , o que me trouxe à esse filme, na verdade, foi a trilha sonora! Com a versão de Josh Groban, kiko e eu ficamos Aficcionados!

Quando o Vincenzo tinha 1 ano e meio. Pegou essa fase, em que os pais ouviam dia e noite essa musica, que é extremamente emotiva. tendo uma melodia que enche o coração de sentimentos de amor, tristeza e um misto de saudade não se sabe do quê.

 O Vico, muito pequenininho, certo dia, me pegou ouvindo essa música. Ficou parado me olhando na porta. Como ele era danadinho, eu fiquei intrigada de vê-lo parado! hehe, com carinha de quem tá pensando. De repente ele pede pra ir pro meu colo e começa a chorar!

Voltando ao nosso passeio de sábado. Eu paro na banca e vejo que ela tem o DVD do filme, com um livrinho que contêm toda a história, fotos, e curiosidades. Tive que levar!

 Não aguentei e contei no carro mesmo a história toda! Chegamos em casa e assistimos o filme. Eu devia ter visto primeiro, pois não é um filme de criança. Apesar da minha criança, te-lo entendido perfeitamente mesmo, com toda a linguagem de uma filme artístico e em língua italiana.

Eu achei interessante nisso tudo, duas coisas.

  •  Ter relembrado desse momento, em que um bebezão consegue sentir toda a emoção que uma música pode transmitir. 
  • Ter contado de cabeça, a história de um filme que eu gostei muito e que tinha significado para mim, à um filho meu. Creio que ele vai sempre lembrar dessa historia. Quem sabe até se tornar um amante de filmes italianos. Assim como a mãe.


Amo deixar pequenos legados aos meus filhos. Criar identidade, vínculo, afinidade, boas lembranças e tradições...






3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. coisa de família isso de filmes épicos...na minha casa é E o Vento levou, A noviça Rebelde, Sete Noivas para sete irmãos, Dança com lobos...
    e viva as boas tradições.

    ResponderExcluir