domingo, 24 de junho de 2012

devaneios de mãe. Parte 2

Primeiro de tudo, eu vejo esses devaneios como uma forma de eu escutar a mim mesma. Pois quando escrevo, eu organizo meus pensamentos e ideias. Vejo que às vezes as respostas que procuro, eu já sei. Ou posso dizer que estão em mim mesma. Então não se importe de me ver "pensando alto" por aqui. rs...rs...

Criar e educar um filho é um projeto de longo prazo. As vezes nós mães, esquecemos disso e queremos ver nossos filhos fazendo o que ensinamos na hora, na situação seguinte que requer aquele ensinamento. E isso não vai acontecer... Mas isso não significa que os pequenos não estão assimilando. Eu acho que se por um milésimo de segundo eu conseguir me lembrar disso, não vou achar que não estou sendo uma boa mãe, e que não sei como ensinar meus filhos, mas terei mais confiança que tudo está indo bem, embora não esteja evidente.

Você não precisa passar o dia todo ao lado do seu filho, para ser uma boa mãe. O que realmente importa são momentos de qualidade. Tenho conhecidos mães maravilhosas que não passam o dia ao lado dos filhos, mas conseguem acompanhá-lo de longe e potencializar e tornar significativo o momento juntos.

Para encontrarmos equilíbrio em nossa vida. ( porque convenhamos que toda mãe tem seus momentos desequilibrada, rs...rs...) É preciso organizar-se, criar uma rotina que não falte aquilo que você mais deseja fazer com seus filhos, e correr atras daquilo que pode resolver sua vida. (no meu caso, uma diarista !!)

Acho que toda mãe deve conhecer e enxergar cada filho, como um ser único e individual. Conhecer o doce espírito que cada um trouxe da pré-existência, pode ser muito importante numa hora  em que precisaremos tocar o coraçãozinho, de uma maneira que só uma mãe pode fazer... Conhecer realmente a alma de um filho, o que o aflige, o que o alegra, pode fazer muita diferença, na hora que eles estão precisando de nós, mas não sabem pedir...

E lembrar-se de não confundir firmeza com braveza, ou não dar limites com dar ternura e amor. São coisas distintas. Sendo quase todas indispensáveis para o crescimento emocional saudável, mas necessarias em momentos diferentes.

Uma mãe não desiste NUNCA. Nunca.

Se você se sentir meio boba, e imbecil, brincando, pulando e dançando com seus filhos, continue... Você está se saindo muito bem!!

O mais doce fruto encontra-se em ver nossos filhos felizes. É só isso que queremos. Só isso!

Um comentário:

  1. Isso mesmo Roberta, vc é uma excelente mãe, so não se cobre demais que tambem não é bom, faça o melhor possivel e seja feliz com isso... Beijos.

    ResponderExcluir