sexta-feira, 25 de maio de 2012

Porque eu amo as quartas-feiras...

Eu dou aulas de musica na segundas, terças, e quintas-feiras. Então, nas quartas, eu fico em casa. Ficar em casa no meio da semana, é uma delicia! Eu tento aproveitar ao máximo. Nesse dia, eu não me preocupo arrumação de nada. Meu único objetivo é fazer atividades produtivas com os meninos. Eu já percebi que isso é mais difícil do que parece. Eu preciso me planejar, escolher o que vou fazer, separar os materiais que por ventura eu vá usar, e ficar de olho no relógio... Pois do contrário, eu não vou conseguir fazer nada direito. Afinal, com três pequenos, são muitas interrupções*  Outro detalhe, eu desligo o computador, pois às vezes, sem perceber eu me sento quando eles estão quietinhos, entretidos em alguma coisa e lá fico, em uns 40 minutos que nem vi passar... 

E aí, se resolvo fazer alguma atividade, já não dá mais tempo... Já estão com fome, ou sono, ou...sei-la! 

Enfim, planejamento é a alma dessa historia toda! 

Nessa quarta-feira, eu queria ensina-los sobre os instrumentos de orquestra. Então, separei alguns videos para vermos juntos, e durante os videos ficávamos conversando sobre os sons agudos, graves, sobre os timbres, sobre as famílias dos instrumentos, cordas, sopro, percussão, Depois, imprimi alguns instrumentos para colorir, ligar e até escrever os nomes, ou copiar.

Eu demorei muito para começar, pois acabei me empolgando na cozinha (fiz essa cuca de banana aqui). E eles estavam com sono na hora que eu comecei essa atividade. Tive que terminar antes que eu sentisse que eles aproveitaram ou entenderam o que eu estava ensinando. E coloquei os três pra tirar uma soneca, antes do choro de algum... 

Mas, tudo bem...Com crianças, o tempo e a concentração são curtos, nós adultos precisamos ter sempre isso em mente, para não sufocarmos, ou até desistirmos de fazer algo com eles...

Seguem os videos que assistimos:








E você, que atividades gosta de fazer com seus filhos? Ideias são sempre tão bem-vindas!




*Quando você estiver irritada com tantas interrupções, tente se lembrar que sua frequencia muito pode indicar o valor de sua vida. Apenas pessoas que estão cheia de serviço e força estao sobrecarregadas pelo serviço de outras. As interrupções que irritam sao credenciais da nossa indispensabilidade. A maior condenação que qualquer um poderia incorrer - é o de se tornar tão independente, tão inútil, que ninguém interrompe-nos, e ficamos confortavelmente sozinhos ".

5 comentários:

  1. que legal!
    especialmente o final que serviu pra mim... sobre as interrupções!

    vc sempre escreve posts muito legais!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. ahhh... tem idéias aqui... (que vc já deve ter feito qse todas, mas quem sabe acha alguma que ainda não fez)
    http://counting-on-me.blogspot.com.br/2011/05/101-things-to-do-with-your-toddler.html

    beijos

    ResponderExcluir
  3. vc sabe, montessori domina aqui...aaaaaaaaaaaaaaaaamei

    ResponderExcluir
  4. que delicia! Nunca podemos subestimar a quantidade e qualidade de informacoes que nosssos filhos aprendem, as vezes fico impresionada como uma coisinha que ensinei (e achei que ela nem tinha prestado atencao)ficou guardado na memoria..e impressionante mesmo! Eu tbm desligo o computador quando sei que nao posso perder tempo com mais nada alem do meu objetivo principal daquele dia. Otima ideia a dos videozinhos, vou copiar! adoro o do Pedro eo Lobo, um dos meus preferidos! bjo.

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro descer com meus filhos para o parquinho e brincarmos juntos. Apenas de descer o escorregador, ou levar tinta para desenharmos na grama, la podem se sujar a vontade, ja que moramos em apartamento! E na parte da musica, eu comprei instrumentos musicais na Casa China, aqueles bem simples de plastico e a cada semana aprendemos sobre um instrumento novo e como podemos toca-lo! Eles tem adorado!
    Beijuss
    Adoro seu blog
    Etienne Nunes
    claramber@yahoo.com.br

    ResponderExcluir