sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

no domingo eu...

Hoje e sexta-feira, e eu ja estou preocupada com o domingo de manha. Como eu tenho me preparado melhor, com atividades e lanchinhos, minha ansiedade para que de tudo certo nas reunioes da igreja, aumenta.

Nossa, que drama...

Explico: Meus tres filhos nao param quietinhos numa Reuniao Sacramental, de jeito nenhum. Um fala alto, outro chora, outra faz coco, outro briga porque quer comer a bolachinha que ja acabou. E o irmao que nao quer dividir o suco, que desenha e acaba riscando o banco. O outro que choraminga que quer ir no banco do amigo. E a bebe, que fica com sono mas nao se ajeita pra dormir no colo e nem para quieta para isso, com dois irmaos pra la e pra ca.

Eu perco a paciencia?  Nao, vou me segurando, e resolvendo aos poucos e nao paro um segundo que seja... Mas o resultado disso?

Vou embora da reuniao com a garganta travada, e sufocada, me sentindo um fracasso. Com vontade de ir correndo pra casa chorar e me afundar no sofa e nao levantar mais.

Eu sei que eh uma fase...

Que logo passa...

Que vou ter saudades...

Que eu nao preciso me sentir um fracasso.

Mas enquanto isso, vou tentando fazer o melhor que der, e uns chorinhos de mae que acha que nao da conta, de vez em quando nao mata neh?

Boa sorte pra mim domingo!


10 comentários:

  1. Menina eu tbm me sinto assim, as vezes bate ate a vontade de nao ir mais ate eles crescerem um pouco mais, pq na verdade eu nao consigo ouvir quase nada do que eh dito na reuniao sacramental, passo o tempo todo alimentando meus 3 terriveis mosqueteiros e tentando seguralos pertinho de mim para que nao escapem e destruam a capela toda, aff, ehehe, mas sei que um dia isso tera um bela recompensa de nossa parte como maes de Siao que perseveram com nossa responsabilidade de maes! Nos somos guerreiras! =-)

    ResponderExcluir
  2. Estava imaginando a cena enquanto lia e morri de rir! RO! Comigo eh igual... sacramental eh quase um pesadelo, tambem nao paro um segundo, uma loucura. Minha sorte eh que o Gregory AINDA dorme a sacramental toda, mas o Eltinho.... minha Nossa... quer correr por tudo. Sempre tento levar uva que ele ama, mas funciona soh por alguns minutos! O Adam e a Luisa eu distraio com desenho, ou fico o tempo todo exlicando o que esta acontecendo durante a reuniao, sobre o sacramento, conto AQUEEELA historia, ... eles gostam, mas ai perco todos os discursos. A verdade eh que nessa fase deles eh mesmo complicado... acho que nosso papel principal eh mesmo o de ensinar a razao pelo qual estao ali,nem que isso custe muitas lagriams como vc disse... e quem sabe daqui uns 10 anos a gte consiga prestar atencao em algum discurso? :)srsr

    ResponderExcluir
  3. Ro querida, estamos todas no mesmo barco. Mas alem da sacramental, como sou presidente da primaria, preciso controlar os meus tres e todas as outras crianças durante todo o tempo de igreja, e quando chega a sacramental eu já estou exausta. Mas tem domingos que são menos sufocantes, que eles quase se comportam, e eu sempre oro pra que o proximo domingo seja um desses.
    No domingo passado, quando olhei pro banco da frente, a irma Lindamir estava se ajeitando pra sentar e eu avisei: Tem certeza que a senhora quer sentar aqui, tão perto de 3 crianças? Ela disse que não se importa, mas disfarçou e se mandou lá pro outro lado. Hahaha. Ah, quem me dera!
    Na minha ala eu tenho muitas ajudantes, cada domingo uma moça senta com a gente. Isso porque o tiago é do bispado e a gente só se encontra pelos corredores.
    Quando vejo uma mãe chorando por achar que não da conta fico tranquila, porque sei que essa mãe ta dando o seu melhor. E viva o choro das mães!

    ResponderExcluir
  4. Oi Roberta,

    Meu nome é Cris e conheci seu blog através do da Priscila Rebicki.
    Não podia deixar de comentar o seu post, muitas vezes sinto o que vc sente. Eu só tenho 1 filho e tem vezes que não consigo segurar, imagine 3?!?!?! E domingo passado ainda foi conferência da estaca, ou seja, 2h de reunião no salão sacramental... fui embora me sentindo um lixo.
    Mas é como a Vivian comentou acima, é nossa responsabilidade de mães em Sião.
    Adorei ler seu post! Obrigada por ter escrito, ler me fez sentir melhor!
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. eu nao posso falar muito pq eu trapaceio e sei que estou errada, mas a porta da igreja é direto para rua. Eu levo o notebook e o Eric fica assistindo filme sem som. Nem levo bolachinha...levo um saco de pipoteca, daquela salgada grandona, se tiver pipoteca nao tem choro. Mas nem sempre consigo e as vezes só desisto...principalmente se eu to amamentando. Chamo sempre alguem para ajudar tbem pq o Capis é pres do ramo. não é facil,,,mas vale a pena
    ps: o rafael baixou aplicativos da igreja para criancas que ficam desenhando no tablet.

    ResponderExcluir
  6. Deia, nao e' facil mesmo. Tenho sido abencoada com as minhas criancas, eles nao ficam prestando atencao, e' claro, mas eles ficam so' brincandinho no chao, do nosso lado, porem sei que isso e' super inconstante, entao nao posso me gabar.
    A dica que eu tenho, que talvez voce ja' faca, e' ter os brinquedos dominicais. Nao, nao precisa ser relacionados com a Igreja (que tbm nao e' uma ma' ideia) mas nos temos uma malinha que levamos os brinquedos da igreja: Quebra-cabeca, carrinhos, bloquinhos, papel e giz etc. porem esses brinquedos nao sao tocados durante a semana, somente no domingo durante a sacramental, dai a crianca tem a impressao que os brinquedos sao sempre novos e nao perdem o interesse tao rapido.
    O tablet com os aplicativos da Igreja e' uma otima ideia que eu utilizo tambem. (se houver acesso, e' claro)

    Beijao e boa sorte mesmo!

    Ps. Um dia eu estava em uma conf de estaca, em outra cidade (visitando minha cunhada) e apos o termino, um casal mais velho, que estava na nossa frente e presenciou a "movimentacao toda", nos parabenizou por apesar de tudo, nao estarmos desistindo de traze-los. falaram que mesmo que nao pareca, vai fazer toda a diferenca no futuro deles. (Nao que voce esteja pensando em desistir ou que ja' nao saiba disso!)

    ResponderExcluir
  7. acho q 11 em 10 mulheres na igreja tem essa experiência aos domingos...eu li e morri de rir do jeito que vc escreveu, mostrei pra minha mãe e ela comecou a rir dizendo que se lembra bem de ter quatro pra cuidar. Agora, os quatro dela cuidam de outros e sempre será assim. Aqui na minha ala eu dou graças pelas moças que são meus braços e me ajudam tanto.. E que demore pra passar esse tempo tão bom...bjin

    ResponderExcluir
  8. NOSSAAAA! se a super roberta que é uma mãe-modelo (pra mim) chora e se frustra... quem sou eu para não me frustar. esse post foi tipo um consolo... todas vamos passar por momentos que "não damos conta"... mas depois vamos sentir falta sim!

    obrigada por seu exemplo e pelo desabafo que consola =) bj

    ResponderExcluir
  9. Ro!
    Minha mae fala pra mim que ia pra sacramental por obediencia, porque tambem eram 3 e era exatamente isso que acontecia. E assim a gente aprendeu a nao sair no meio da reuniao pra ir no banheiro...só se fosse pra apanhar, aí o bicho pegava! HAHAHA E nem deixava a gente sentar com os amiguinhos, era dia de sentar e ficar com a familia. Mas calma que passa! Hoje a gente ta tudo criado! E voce NUNCA vai ser um fracasso como mãe, ja-mais! Te admiro tanto que você não tem nem ideia!
    Beijo e boa sorte!
    Ahhh, ja tentei livrinhos de feltro com detalhes em velcro pra grudar?

    ResponderExcluir
  10. Nossa Ro, a sacramental é o momento mais tenso da minha semana inteira, e olha que eu só tenho um.... Parece que não importa tudo que preparamos, que tentamos, sempre tem uma surpresa... É uma irmazinha que chama pra dar pirulito, é a vontade de correr e nunca ficar parado.... Mas as vezes, eles nos surpreendem, hoje faltavam 5 minutos pra terminar e até aí o Ricardo tinha se comportado.... Você continua sendo um exemplo! Beijos!

    ResponderExcluir