terça-feira, 26 de julho de 2011

Ultimos aprendizados…

_DSC0162

 

Como alguns já sabem, eu criei um grupo no facebook, chamado “Clube do Livro” Com o intuito de fomentar, despertar e até mesmo de se comprometer com a leitura.
(Desde que me tornei mãe tive muita dificuldade em ler alguma coisa… tirando a leitura de sites de culinária, bulas de remédio, gibis e histórinhas infantis ;P)

E aí, escolhemos por votação o tema do mês, e cada uma escolhe seu livro. Mês passado o tema foi “Educação”, e eu escolhi o livro aí de cima!

Gostaria de compartilhar com vcs algumas coisas de bom que eu tirei do livro:

 

Falando sobre auto-estima Içami Tiba diz o seguinte:


"Alegria e prazer são logo digeridos, e as crianças ficam à espera de receber mais alegrias ou prazeres. Quando não recebem, fazem birra, tornam-se infelizes. Portanto, esse método, além de não desenvoler a auto-estima, cria muito mais dependência (de pessoas, de drogas) , pois é dela que as pessoas passam a se alimentarem para estarem bem.
O que alimenta a auto-estima é sentir-se amado incondicionalmente e também o prazer que a criança sente de ser capaz de fazer alguma coisa que depende só dela, não o prazer gratuito. O filho desenvolve auto-estima quando aprende a brincar com o que ganhou, interagir, fazer novas brincadeiras, guardar dentro de si, para que o brinquedo adquira significado para ele. Crianças que ganham uma infinidade de brinquedos, que mal conseguem guardar, não tem como desenvolver auto-estima suficiente para gerar felicidade.
O prazer que vai alimentar a auto-estima do filho é aquele que ele sente que merece. Sem dúvida, é muito prazeroso dar presentes que agradem aos filhos. Mas o princípio educativo é que os filhos sejam pessoas felizes, e não simplesmente alegres. A alegria é passageira, e a capacidade de ser feliz deve pertencer ao filho. O prazer do "sim" é muito mais verdadeiro e construtivo quando existe o "não".

 

“O homem conquista e defende um território, mas quem o transforma em lar é a mulher”

“A mulher precisa tomar muito cuidado para não transformar seu amor de mãe numa doação que atropela o filho em vez de educá-lo”

“Cidadania Familiar: os filhos devem praticar em casa o que terão que fazer na sociedade”

“Dificilmente um homem “machão” consegue educar bem seu filho, que irá precisar muito da meiguice da mãe”

“Figuras paternas frágeis e mães hipersolícitas transformam os filhos em parafusos de geléia que não suportarão receber um não fora de casa”

“A arte de ser mãe e pai é educar os filhos para que se tornem autônomos, financeiramente independentes e cidadãos éticos do mundo”

“Filho não nasce com manual, pois ele próprio é o manual”

“Respostas ou ações impulsivas servem mais ao educador que à criança.”

“A afobação e a reação exagerada dos pais geram insegurança na criança”

“Alguns pais preferem distorcer a realidade para manter a inadequação do filho. Para poupá-lo, jogam a culpa nos outros”

“Cada um dos filhos devem ser tratados como se fossem únicos”

“Ação de responde com ação; palavras, com palavras”

A educação com vistas à formação de caráter, da auto-estima e da personalidade da criança ainda é, na maior parte, responsabilidade dos pais”

Felicidade é estar feliz com o que se tem, com quem se está”

Se a briga provocou ferimentos, o agressor ajuda a fazer curativos no ferido”

Quando a criança sabe que poderá contar tudo para os pais, sente-se mais forte e participativa. Depoism eles devem ouvi-la atentamente, É a maneira de estarem presentes mesmo ausentes”

 

Enfim… tem muitas coisas ainda que eu resaltaria… como é importante a gente estar cercado de informações para poder educar melhor nossos filhos! Acho que me ajudou muito! me sinto mais segura em muitos aspectos e já tenho percebido bastante diferença!

Informação nunca é demais, não é mesmo?

6 comentários:

  1. Obrigada, Ro! Depois de me tornar mãe tambem perdi o pique pra ler.. se eu começo algum livro acabo me empolgando e as crianças sentem minha falta. Sempre quis ler esse do IçamiTiba mas não consegui ainda. Agora já sei mais ou menos como ele escreve, e fiquei com mais vontade de ler! =)
    Beijinhos nessas crianças!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso! Vou procurar esse livro aqui para eu ler, gostei muito dos conselhos.

    ResponderExcluir
  3. Roberta, tou querendo comprar esse livro também! Pelas partes que vocÊ citou dele parece um bom livro, apesar de eu ter alguns "pés atrás" com Içami Tiba. O clube do livro é só pra quem mora perto para que assim haja reuniões periódicas, ou pode ser pra quem mora longe também? ;)

    ResponderExcluir
  4. Rô eu adoro esse livro tenho ele muito antes de casar, visto que sempre me interessei pelo assunto.muito bom
    bjs Gi

    ResponderExcluir
  5. Duda, pode participar sim!!!! com toda certeza!!
    qual seu nome no facebook? pra eu te adicionar?

    ResponderExcluir
  6. roberta, o meu nome é eduarda morais no facebok, vou te procurar lá, tá? :**

    ResponderExcluir