segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Filhos X Educação…

Você tem algumas opções a seguir quando se torna pai ou mãe: Criar os filhos intuitivamente (ser uma boa mãe mas errar muito), ou decidir antes que tipo de educação você dará (acertar muito mas errar em deslizes e conceitos errados também).

As duas opções são perigosas, pois você pode achar que está tudo bem fazendo algo, mas na verdade a longo prazo não está tão bem assim. Uma coisa é certa: filhos bem criados não dão trabalho no futuro!

Eu fiquei pensando muito sobre isso no fim de semana. Participei de uma conversa entre mães, sabe daquelas que a gente pode passar horas falando sobre o mesmo assunto? E uma delas comentou algumas dificuldades, e em um momento ela disse: Eu estouro! perco o controle e percebo que minha filha faz igual! quase que um reflexo do eu faço.

Eu sei que conseguir nos controlar na frente dos filhos, mesmo quando eles nos levam à loucura, é uma daquelas atitudes que só realizamos se decidirmos antes. Porque nosso instinto é estourar mesmo! Como é dificil controlar os impulsos e ser pai e mãe não nos livra disso!

Por isso eu sempre penso que tipo de atitude posso tomar com meus filhos antes que as situações surjam, para que eu saiba como agir. Sei que existem algumas tècnicas que podem ser usadas a favor dos pais e que criança feliz e saudável é uma criança que tem rotina! Que gritar com eles só pioram as coisas, pode até resolver paliativamente, mas não a longo prazo. Precisamos manter nossa autoridade de outras formas e esse é o desafio de educar os filhos. Eu sei que quando conseguimos controlar nossos impulsos na frente de nossos filhos, estamos ajudando-os a serem adultos mais equilibrados.

Eu estava sem pensar, usando uma técnica fajuta de ameaça com o Vincenzo: - “Se você não fizer isso agora, você vai ficar sem aquilo a semana toda”

Passava o dia ameaçando o menino. Às vezes ele obedecia, às vezes não. Às vezes se importava em perder algo, às vezes nem aí. E eu decici, depois de perceber isso, não usar mais ameaças e resolver de outra forma.

Hoje o dia foi maravilhoso! eu não precisei ameaça-lo de nada! Ele foi muito mais calmo e obediente do eu podia imaginar! e eu fiquei menos frustrada e bem mais feliz com meu papel de mãe!!

Depois de passar uma tarde bem gostosa com eles ( e fiz uma listinha do iríamos fazer hoje, já que eles não foram pra escola e ficariam o dia em casa) final de tarde nós tomamos um banho, nos arrumamos e fomos à pé comer pizza! só os três, já que o papai está viajando. Conversamos 1 hora na pizzaria sobre homem-aranha, venon, homem de ferro, hulk e tudo que esteja relacionado a isso, a unica coisa que consegui incluir nisso foi um pouco de musiquinhas novas que estou ensinando para eles! rs...rs..

Chegamos em casa, colocamos pijama e nos preparamos para dormir, lemos uma historinha do Livro de Mórmon ilustrado (ele ganhou da Presidência da Primária da Ala o desafio de ler todo dia) e depois cantamos hinos da primária e fizemos oração.

Esse novo hábito está sendo tão bom!!! sem palavras... eles ficam concentrados ouvindo a história e depois cantam bonitinho. Não foi fácil no começo, mas eu não desisti... e agora engrenou!

Sei que posso estar errando em algumas coisas, mas espero estar acertando em muitas também!! E apesar de tudo, uma coisa posso afirmar: Ser mãe é maravilhoso!!

Obs: Gostaria de ler um bom livro sobre educar os filhos. Alguém tem alguma indicação? Sei que existem milhões desses livros, mas não sei se posso confiar em qq um. Por isso espero encontrar uma referência de alguém antes… Alguém?

10-11-20-07410-11-20-084

*Lucca e sua carinha pavanelinha!

*Vico segurando a Bianquinha! (detalhe das mãozinhas gordinhas dos dois)

10 comentários:

  1. Que mae linda que vc eh Roberta..., concerteza vc esta acertando muito mais do que errando! Eu tbm ando pensando demais esses ultimos dias em como ser uma melhor mae, e ja tbm cheguei a conclusao que gritar so piora as coisas, conversar eh a melhor coisa!
    Continue sendo essa mae maravilhosa!!
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Roberta Querida,
    eu li um livro, sou apaixonada por ele e sempre indico pra quem puder ler....
    "Momenos Mágicos com seus Filhos", é maravilhoso!

    gr beijo pra vc´s.
    Cris

    ResponderExcluir
  3. Ro, vc é uma mãe exemplo!

    Olha um livro que eu li e gostei muito foi: As crianças aprendem o que vivenciam de Dorothy Law Nolte.

    é muito bom e super gostoso de ler!

    Tá ai a dica!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Tenho dois:

    Quem Ama Educa, por Içamitiba

    e

    As Crianças Vem do Paraíso, por John Gray (o mesmo que escreveu Homens são de Marte e Mulheres de Venus)

    Beijinhos! :o)

    ResponderExcluir
  5. *Correção: O Nome do Livro em Português é: As Crianças vêm do Céu.

    ResponderExcluir
  6. Ro ... vc eh maravilhosa, sem duvida um exemplo de mae!Realmente nao eh facil a tarefa de educar nossos filhos... que responsabilidade neh?!!! engracado que esses dias tenho estado muito pensativa a respeito desse assunto e ate pensei em fazer uma postagem sobre isso tambem... concordo com cada virgula do que vc escreveu ... Nos maes precisamos de muita sabedoria pra moldarmos nossos filhos, nossas atitudes realmente influenciam demais na educacao deles ...somos seus espelhos ...E a gente ama tanto essas criancas que qqer deslize no nosso modo de agir, ja ficamos arrasadas e nos sentindo extremamente culpadas neh? O negocio eh jamais desistirmos e contarmos sempre com o auxilio divino! Vc eh um exemplo pra mim! Amo vc!
    Soh agora fui ver as novas postagens ... estavamos na maior correria vendo as coisas pra Rebequinha ... muitos vestidinhos, sapatinhos, meia calca, lacinhos de cabelo, etc e etc ... ow delicia! rsrssr Bjo!

    ResponderExcluir
  7. Ai Ro...
    eu sei bem como você está se sentindo.
    Eu fico bastante preocupada com a educação dos meus filhotes. Hoje eles são muito bonzinhos, mas tenho medo de estar sendo muito mole com eles (eu sou muito coruja e as vezes tenho um pouco de dificuldade em me impor). Outra coisa que me preocupa é que sempre estamos tentando ajustar o meu modo de "castigo" ao do Well, pois acho que tem que ter uma unidade neste aspecto para que as crianças não fiquem perdidas. Como eu fico mais tempo com eles eu já me acostumei com o ritmo dos dois, então sou mais paciente, o Well estora mais fácil.

    Adoro aprender com você. Com seu exemplo e com sua dedicação. Com certeza você é uma mãe maravilhosa!

    ResponderExcluir
  8. Oi Ro! Aqui eh a Mi de novo :) Vc tem acesso a Deseret Bookstore? Ou vc le ebooks? Eu tenho muitos mas muitos livros maravilhosos escritos por irmas da Igreja que me ajudaram e ajudam muito. Tem cada livro bom! Se quiser posso te mandar uma listinha...Bjinhos!
    PS: Aqui em casa se eu gritar eles choram :)

    ResponderExcluir
  9. Amei o post!
    Morro de inveja de todo esse auto-controle. Estou trabalhando nisso e ja melhorei bastante.

    Pais brilhantes, professores fascinantes do Augusto Cury

    ResponderExcluir
  10. Oi Roberta, também gosto de Pais Brilhantes, Professores Fascinantes, de Augusto Cury, dá muitas dicas pra nós que temos filhos pequenos...

    ResponderExcluir