terça-feira, 6 de abril de 2010

pão de batata...





Eu aprendi a fazer esse pão de batata com uma senhora q conheci na estaca que frequentei quando cheguei em SP. Ela foi lá em casa me ensinar, eu lembro que o Vincenzo era um bebêzinho ainda. Ela fez uma vez e eu só fiquei olhando. Essa pão é tãoooo gostoso, sem exagero!! , é tão bom =)
Vale a pena fazer:
2 batatas grandes ( vc cozinha como se fosse fazer um purê de batatas)
2 ovos
1 xíc e 1/2 de açúcar ( vai deixar um docinho divino!)
1 copo de leite morno ( eu uso o copo de requeijão bem cheio)
1 xíc de óleo
1 pitada de sal
2 tabletes de fermento biológico
+ou- 1 kilo de farinha de trigo ( eu nunca uso todo o pacote, sempre deixo um pouco para dar uma sovada na massa depois)
Eu misturo todos os ingredientes e com a mão mesmo, vou amassando até a massa ficar bem homogênea. Deixo a massa crescer de 30 min a 1 hora. Depois separo em três partes e coloco em minhas formas de pão pequenas que tenho. Ah! eu unto a forma, porque aí ele sai perfeitinho depois de frio. Asse em forno baixo-médio até eles dourarem!
Ontem já tava bem friozinho aqui em SP, então eu liguei o forno no mínimo e coloquei a massa para crescer perto do fogão para o calor ajudar a massa a crescer. Deu certo! e o forno já ficou pré-aquecido.
Isso é um aconchego para o lar, pãozinho quentinho feito em casa. Mas não posso me empolgar de fazer sempre que engorda muito, só de vez em quando! rs...rs...
Eu ando meio quieta ultimamente, não sei se perceberam..muitas coisas boas tem acontecido para nós, e durante todo esse tempo estavamos na espectativa. Isso tudo com relação ao trabalho profissional do kiko, logo mais eu falo sobre isso. Ainda estamos "absorvendo " tudo.

3 comentários:

  1. Que delicia! ADoro cheirinho de pão no forno! Qualquer dia vou tentar a receitinha! Beijocas! =*

    ResponderExcluir
  2. hmm... q apetitoso.. vou tentar fazer!!!

    ResponderExcluir
  3. deu fome, ja anotei a receita.

    ResponderExcluir