quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Panqueca





Hoje eu fiz panqueca, com recheio de frango ao molho branco e milho

Para a massa usei:

2 copos (americano) de farinha de trigo
2 copos de leite
2 ovos
1 colher de sopa bem cheia de margarina ou manteiga
1 pitada de sal.

tudo pro liquidificador!

Pegue um frigideira grande, antiaderente, e passe um pouco de margarina ou manteira, ou seja dê uma leve untada.
Use uma concha pra fazer sempre o mesmo tamanho de panqueca e vá fazendo-as uma por uma. Tente fazê-las mais fininhas, eu acho que ficam mais gostosas e não precisa tirá-las quando estiverem muito branquinhas, assim que der uma douradinha, vc tira. Reserve as panquecas.
obs: Existem milhares de receitas de panqueca, se vc tiver a sua, use-a!

O recheio eu fiz assim:

Cozinhei com sal na pressão, 1 peito de frango grande, desfiei. Fritei cebola, 2 dentinhos de alho joguei o frango, deixei encorporar... Joguei 1 tomate bem picadinho, coloquei o sal, mexi, tampei para que o tomate soltasse um pouco de sua agua. Coloquei 2 colheres de sopa de catchup e 2 colheres de mostarda. Um copo de leite, coloquei em fogo baixo, juntei bastante cheiro-verde bem picadinho e deixei lá por alguns minutos. Desliguei e coloquei 1/2 copo de requeijão. Reservei.

Vamos ao molho branco.
Duas colheres de manteiga ou margarina ( Qualy), assim que derreteu eu juntei 3 colheres bem cheias de farinha de trigo. Assim que a farinha ficou bem douradinha, coloquei + ou- 1/2 copo de leite, mexi bem até a farinha incorporar todo o leite, e fui fazendo essa sequencia até chegar numa consistencia ideal de molho branco, coloquei sal e nóz-moscada ( esse tempero faz muita diferença!!) dá um aroma de molho branco bem típico. Se vc quiser usar o molho branco só assim, pode, se quiser colocar a outra metade do copo de requeijão, fica bom. Eu Bati uma lata de milho no liquidificador até triturar o milho e joguei no molho branco.

Aí é só fazer a montagem das panquecas. ( Eu fiz um rolinho de 1 volta, fui dispondo na fôrma, e depois colocai o molho branco com um queijinho ralado pra gratinar ou seja dar aquela douradinha no forno.


Sobrou frango e molho, juntei os dois e reversei para comer só com arrozinho branco e uma saladinha verde, no outro dia


Tá aí minha versão! faça a sua. Panqueca tem mil possibilidades!

5 comentários:

  1. brigadu Si!
    qualquer hora quero fazer seu pão de mandioquinha! hummmmm

    ResponderExcluir
  2. ai que vontade de comer essas panquecas! Fiquei com desejo, hunf! Hehe!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Ro! Eu fiz! Soh que eu tava com a cabeça no vento e taquei uma latinha de molho de tomate... e fiz todo "molhudo". Quando terminei pensei "EPA" iahaih mas ficou bom assim mesmo!!
    E ja fiz o favor de convidar a mulhar gravida ai de cima pra vir comer! aihaiahih

    NOS AMAMOS A RECEITA! Ja vou postar com isso!!

    Beijosss

    Came!

    ResponderExcluir
  4. nossa Came!! deve ficado uma delicia! A proxima vez que eu fizer acho que vou fazer de molho de tomate tambem. Que legal que vcs gostaram!!

    ResponderExcluir