segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Filhos pequenos dao mais trabalho? sim e nao...




Essa semana que passou, eu li um artigo que serviu como uma luva.
Dizia para as mães de filhos pequenos, que os filhos crescem, num tom consolador... Dizia: filhos pequenos dão mais trabalho? Sim e não.
Eu fiquei pensando e me identificando!
O sim, digo eu, é porque filhos pequenos exigem tantos cuidados, são tantas necessidades a serem supridas, que você passa dia e noite trocando fralda, alimentando, trocando a roupa recém colocada por causa de uma golfada, levantando no escuro pra dar colo no meio da madrugada. E o retorno não é tão imediato. Quantos de nos, nos derretemos quando o bebezinho ameaça um sorrisinho? Ou será que era só um punzinho? E isso nos reabastece para mais uma bateria de necessidades fisiológicas aguardando a serem supridas. Às vezes só o que queremos são 5 minutos para um banho gostoso no meio da tarde. Mas não conseguimos, precisamos adiar mais um pouco em função de uma cólica que não quer passar... Quando eles começam a andar, é aquela alegria, aquela sensação de mais uma etapa na vida de nossos bebes vencida! A gente nem imagina no enrosco que vamos entrar! E eles caem, tropeçam, alcançam as gavetas e prendem o dedinho! E choram! E a gente nem pode contar quantas vezes nos abaixamos e levantamos para acudi-los! É um corre-corre! Temos que ficar atrás deles, e cuide se vir uma escada, perigo a vista!
E depois dessa etapa, quando eles aprendem a andar com firmeza total sem perigo de cair. Eles ficam mais preparados para novos desafios!
Com uns dois anos e meio, eles começam a aprontar! Eu que o diga, pois o Vincenzo esta nessa fase. Estou no meio dessa etapa com ele. Eles já sabem muito bem o que querem, não da para trocar o brinquedo perigoso por outro inofensivo igual fazemos quando eles são menores, agora eles sabem muito bem o que querem! Cada criança é de um jeito. Então eu posso falar do meu, que tem uma atração por faca! Agora ele ate esta melhorando, mas foram uns longos meses de atenção total nesse quesito com ele. O Lucca esta na fase de comer as escrituras... Muitas pessoas bem intencionadas dizem: Que bacana eles terem tão pouca diferença, assim eles serão bons amigos. E eu penso: Tomara! Ou penso: se um não bater no outro já esta mais que bom!

No artigo que li, a escritora dizia que aos 5 anos, ocorre uma mudança. Eles se tornam mais conscientes, sabem quando deixam de fazer sua parte, sabem quando é hora e ajudar e quando é hora de obedecer. Trazem seus próprios desafios que precisam vencer. Então por isso, quando crescem se torna mais fácil e mais difícil. (por outras razoes que daria outro artigo)

Enfim, é uma jornada de muito trabalho e não há atalhos nesse caminho. Não existe um brinquedo mágico que os entretenha por muito tempo que não seja nós mesmos. Quer dizer então, que aqueles livros e fotos em que aparecem mamães e filhinhos, limpinhos, arrumadinhos, cheirosos e sorridentes não existem?
Sim, esses momentos existem, mas por traz deles existe uma mãe que trabalhou muito para que esse momento (ou seria instante?) acontecesse. Acho que escrevo isso para me certificar mais uma vez que é assim mesmo com todo mundo...que eu estou fazendo certo e que estou no caminho certo. Pois quando sabemos que nossos filhos dão trabalho, que eles choram, não param quietos, batem nos amiguinhos, e ao mesmo tempo em que fazem tudo isso, crescem e cada minutinhos vão deixando de ser nossos, para serem do mundo. Acho que isso nos torna mais serenos pra agüentar os trancos e barrancos dessa DIVINA E MARAVILHOSA, Maternidade

2 comentários:

  1. arrasou na postagem
    poxa, vc eh boa mesmo nisso hein?
    deia, eu queria imensamente ir
    MAS
    o capis insiste em ir nos pais deles..eu vou contra vontade, mas fazer o que...
    saco viu?
    beijao pra vcs, tbem queria muito ve-los.

    ResponderExcluir
  2. oi Roberta! Fiquei uns dias sem visitar o blog e ja ta cheio de novidades!! Esse teu ultimo post me fez chorar! Não tem nada que seja mais verdadeiro do que isso, de que eles vão crescendo a cada minutinho e deixando de ser nossos!! E que da um trabalhao manter eles arrumadinhos e em segurança! Ufa! E eu nem acredito que to pensando no terceiro filho! Hehehehe!!
    Beijinhos em todos voces! =*

    ResponderExcluir